casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva

Complicações colonoscopia

colonoscopia é um procedimento médico largamente utilizado em que um endoscópio flexível equipados com uma pequena câmara de vídeo , é inserido através do recto para o cólon para examinar o comprimento total do intestino grosso para quaisquer irregularidades . É prescrito na maioria das vezes como um acompanhamento periódico dos pacientes que sofreram de câncer colorretal ou para aqueles que se acredita ser de alto risco para desenvolver câncer. Embora seja um procedimento relativamente seguro , não é isenta de riscos . Califórnia Estudo

Uma equipe de investigação no sistema de saúde norte da Califórnia Kaiser Permanente revisaram os registros eletrônicos de mais de 16.000 colonoscopias realizadas de 1994 a 2002. Objetivo da equipe foi reunir evidências que lançar luz sobre a a natureza e gravidade das complicações da colonoscopia . Todos os 16.318 colonoscopias avaliação foram realizados em pacientes assintomáticos que tinham pelo menos 40 anos de idade . O estudo encontrou uma incidência global de complicações graves de 5 em cada 1.000.
Sangramento

O escopo usado para examinar o cólon proporciona um canal para a inserção de outros instrumentos que são utilizados para recolher amostras de tecido ou remover pólipos no revestimento da mucosa do intestino grosso . Os pacientes geralmente são aconselhados a parar de tomar todos os medicamentos para afinar o sangue , incluindo a aspirina, por alguns dias antes do procedimento para reduzir o risco de sangramento excessivo. Apesar destas precauções , a tomada de uma amostra de tecido ou a remoção de um pólipo ocasionalmente provoca sangramento que não pára rapidamente, e é necessária uma maior intervenção. O estudo Califórnia descobriram a incidência de complicações hemorrágicas em colonoscopias , que incluiu biópsias foi de 4,8 por 1.000.
Perfuração

perfuração da parede intestinal é provavelmente o mais complicação grave a ocorrer como resultado de uma colonoscopia . O estudo Kaiser Permanente encontrou uma taxa de perfuração de 1,1 por 1.000 em colonoscopias em que as biópsias foram tomadas e apenas 0,6 por 1.000 naqueles sem biópsia. O estudo também constatou que o nível de perfuração era visivelmente maior em pacientes que estavam mais de 60 anos de idade.

Complicações Sedação relacionados com

maioria das colonoscopias são realizadas quando o paciente está sedado, na maioria das vezes com medicamentos na família das benzodiazepinas. Este é o chamado sedação consciente; o paciente pode ser acordado, mas geralmente tem pouca memória do procedimento depois que acabou. Complicações relacionadas com a sedação incluem reacção alérgica ao sedativo ou dosagem excessiva , que pode resultar em depressão respiratória . Tais complicações , embora raras, podem ocorrer.

Outros Riscos

Outra complicação da colonoscopia pode ser infecção, o que é muito raro, mas ocorreu em um pequeno número de casos em que o equipamento utilizado não foi esterilizado adequadamente . Também é muito raro, mas documentado em um artigo publicado no Journal of Medical Relatos de Casos , é uma obstrução do intestino delgado que foi causado por uma colonoscopia um paciente foi submetido na Grã-Bretanha . Embora não seja uma complicação grave , muitos pacientes relatam a sensação de saciedade em seu cólon por um curto período de tempo após o procedimento. Isso geralmente é causado pela introdução de ar no cólon para permitir a fácil passagem do escopo através do intestino grosso .