casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva

Sinais de pedras na vesícula

Os primeiros sinais de cálculos biliares são frequentemente inchaço , náuseas ou vómitos. A vesícula biliar é um pequeno órgão em forma de pêra que armazena e distribui bile. A bile é um líquido produzido pelo fígado e auxilia na digestão de gorduras . Mas quando os dutos de bexiga estão bloqueadas com pedras , a bile não podem circular . Em muitos casos , a vesícula tem de ser removido cirurgicamente para dar o alívio paciente .
Tipos

Existem dois tipos de cálculos biliares. Pedras de pigmento são feitas de bilirrubina e de colesterol pedras são feitas de colesterol , de acordo com a Cleveland Clinic . A maioria dos cálculos biliares são desta última categoria . Pedras pigmento pode ocorrer em pacientes com doenças como a cirrose do fígado e algumas doenças do sangue . Pedras de colesterol se formam quando há excesso de colesterol na bile. Os cálculos podem ser tão pequenas quanto um grão de areia ou tão grande quanto uma bola de golfe .

Sintomas

Há sinais adicionais de cálculos biliares , além de inchaço e náusea. De acordo com a Clínica Mayo , os sintomas incluem dor colelitíase súbita e intensa na parte superior direita do abdome . A dor também pode aparecer no centro do abdômen abaixo do esterno . Os cálculos biliares também podem causar dor entre as omoplatas ou dor no ombro direito para trás . Os sintomas geralmente ocorrem quando uma pedra fica preso em um ducto biliar . No entanto , alguns pacientes não têm quaisquer sintomas com cálculos biliares.

Complicações

cálculos biliares podem causar vários problemas para o doente . Esses problemas incluem a inflamação da vesícula biliar , obstrução do ducto biliar comum e obstrução do ducto pancreático . Um ducto pancreático bloqueado pode levar a pancreatite , ou uma inflamação do pâncreas . Esta condição dolorosa pode exigir hospitalização. Além disso , as pessoas com uma história de cálculos biliares enfrentam um risco aumentado de câncer de vesícula biliar . No entanto , o câncer de vesícula biliar é uma condição rara.

Tratamento

cálculos biliares que não causam sintomas muitas vezes são deixados sozinhos. Mas a cirurgia ou medicamentos são necessários para as pedras que são sintomáticos. Cirurgia biliar envolve a remoção da vesícula biliar , pois você pode viver sem ele. A cirurgia é normalmente realizada em uma base no mesmo dia. Após a remoção , a bile flui diretamente para o fígado em vez de ser armazenado em sua vesícula biliar . Medicamentos para dissolver as pedras são usados ​​para pacientes que não podem se submeter à cirurgia.
Prevenção

A Clínica Mayo lista várias maneiras de reduzir o risco de formação de cálculos biliares. Não pule as refeições . Em vez disso, elaborar um plano de refeição regular e cumpri-lo . Exercício com freqüência porque a inatividade pode levar a cálculos biliares. Perda de peso rápida pode causar pedras , de modo a tentar perder apenas 1 ou 2 libras por semana . Mas a obesidade é um fator que contribui para a formação de cálculos . Portanto , esforce-se para um peso saudável e mantê-lo com o exercício regular.