O principal sintoma da colite colagenosa é a diarréia crônica. Esta diarreia pode continuar diariamente ou ser intermitente . Ela pode ocorrer subitamente e provocar incontinência . Pessoas com colite colagenosa pode ter 20 ou 30 evacuações por dia, mas a maioria tem 4-9 , como observado pela Clínica Mayo. Outros sintomas podem incluir dores abdominais , flatulência e náuseas. A diarréia pode levar o paciente a ficar desidratado.
Prevalência
acordo com a Clínica Mayo , colite colagenosa é mais comum em adultos mais velhos e também é visto com mais freqüência em mulheres do que em homens . A causa não tenha sido identificado . Alguns pesquisadores acreditam que a colite colagenosa é causada por uma bactéria ou vírus . Ela também pode ser uma desordem auto-imune . Muitas pessoas com colite colagenosa ter uma ou mais outras doenças auto-imunes , como a diabetes , artrite reumatóide ou doenças da tireóide .
Medicamentos Ligado ao Ocorrência
Certos medicamentos estão ligados a colágenas colite crises. Os pacientes não devem tomar drogas não esteróides anti -inflamatórias (NSAIDs) como aspirina e ibuprofeno. O acetaminofeno é uma alternativa aceitável. Outros medicamentos associados com sintomas da colite colágenas incluem lansoprazol ( Prevacid ) e ranitidina ( Zantac ), ambos utilizados para tratar a azia e doença do refluxo gastroesofágico (DRGE); sertralina ( Zoloft ) , um inibidor de reabsorção de serotonina selectivo utilizado para o tratamento de depressão e de ansiedade; a ticlopidina anti- plaquetas de drogas ( Ticlid ) ea medicação acarbose diabetes ( Precose ) .
Dieta Mudanças
De acordo com a Clínica Mayo, muitos casos colite colagenosa esclarecer dentro de algumas semanas sem tratamento . Mudanças na dieta podem ajudar. A Clínica recomenda eliminar o álcool e reduzir a ingestão de ácidos graxos , fritos e alimentos picantes. Cafeína e alimentos que contenham lactose (produtos lácteos ) devem ser evitados, pois estimulam a secreção de fluido no cólon. No entanto , comendo iogurte ou a adição de um suplemento probiótico ( bactérias saudáveis ) pode ser benéfica . Pessoas com colite colagenosa deve evitar comer alimentos que causam gases , como feijão , repolho e couve-flor , e quaisquer outros alimentos que lhes dão problemas.
Outros Tratamentos
Se mudanças na dieta não são eficazes , os médicos geralmente recomendam a tomar medicamentos anti -diarréia como a loperamida ( Imodium ) ou uma solução de bismuto , como Pepto -Bismol . Os casos mais graves e prolongados de colite colagenosa podem necessitar de tratamento com corticosteróides ou drogas imunossupressoras . Em casos raros , a cirurgia pode ser necessária para remover as partes inflamadas do cólon.