O fígado está localizado no lado direito de seu abdômen , e é responsável pela regulação dos níveis químicos no sangue. Ele também é responsável por processo de desintoxicação do corpo, remoção de substâncias como drogas e álcool a partir de seu sistema. Efeito
de fumar no fígado
Segundo LiverDisease.com , tabagismo tem inúmeros efeitos prejudiciais sobre o fígado. Cigarros podem aumentar a chance de desenvolver câncer de fígado, agravar os danos causados pelo álcool ao órgão e amortecer as capacidades de desintoxicação do órgão . Se você tem uma doença hepática pré-existente , o tabagismo pode intensificar o dano ao órgão. Fumar pode também aumentar as chances de uma reação adversa a alguns medicamentos , como paracetamol.
Fumo passivo
Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriu que mesmo o fumo passivo pode ter um efeito negativo sobre a saúde do fígado. Os cientistas expuseram ratos à fumaça de segunda mão e descobriu que a gordura acumulou em seus fígados . Esta condição, conhecida como fígado gordo, podem afetar os seres humanos que estão expostos à fumaça do cigarro .
Fumadores e Hepatite C
Um estudo publicado em Hepatologia, um jornal científico, descobriram que os fumantes que sofriam de hepatite C apresentaram significativamente mais cicatrizes do tecido do fígado do que os não -fumantes com a mesma condição . A hepatite C é uma doença potencialmente grave. Se você está sofrendo com a doença , não se esqueça de falar com seu médico sobre as consequências do tabagismo .
Converse com seu médico
O tabagismo é a principal causa evitável de morte , e tem um efeito negativo sobre a mais do que o fígado . Se você está preocupado com os riscos do tabagismo , ou à procura de ajuda para parar de fumar, converse com seu médico . Ele pode detalhar as conseqüências de continuar o hábito, e sugerir coisas como a goma de nicotina ou medicamentos que podem ajudar a quebrar o vício.