A maioria dos cálculos biliares não apresentam quaisquer sintomas e permanecer latente na vesícula biliar , muitas vezes, por vários anos. Estes são conhecidos como cálculos biliares silenciosas. Quando um indivíduo tem cálculos biliares silenciosos, um certo nível de observação é fundamental para determinar o curso de ação apropriado . Por exemplo , o tratamento não é normalmente dado a indivíduos com mais de 65 anos com cálculos biliares , pois é provável que eles passarão , sem nunca apresentar sintomas adversos. Da mesma forma , os indivíduos com complicações fatais , como doenças cardíacas , muitas vezes não optar por tratamento em virtude da sua esperança de vida encurtada .
Colecistectomia
A colecistectomia é a remoção cirúrgica vesícula biliar . Isto é tipicamente feito por meio de uma incisão abdominal ou pequeno furo na parede abdominal . Ambos os métodos são considerados seguros e têm pouco risco de efeitos secundários graves . No entanto , este último tem sido conhecido por causar menos dor e tipicamente tem um tempo de recuperação mais nominal . Que efeitos secundários há incluem diarréia e danos nas vias biliares.
Esfincterotomia
A esfincterotomia se torna necessário quando sair cálculos biliares da vesícula biliar e no ductos biliares . Ele é realizado por meio de um dispositivo electrocirúrgico passada através de um endoscópio ( tubo flexível que pode ser inserido num orifício do corpo ) . Um cirurgião irá cortar o esfíncter e , em seguida, inserir o dispositivo electrocirúrgico nos ductos biliares para cortar fisicamente ou esmagar os cálculos biliares. Um dispositivo que usa ondas sonoras para quebrar cálculos biliares também podem ser empregadas.
Dissolução Oral
É possível que alguns cálculos para ser removido por medicação oral. Nestes casos , um ácido biliar é feita em forma de comprimido . Este ácido é o mesmo tipo que o fígado segrega para quebrar o colesterol na bílis . Ao longo do tempo , o ácido é capaz de desintegrar cálculos biliares . No entanto, existem várias limitações para esta forma de cura de cálculos biliares. É apenas capaz de quebrar os cálculos biliares cerca de 1 cm a 1,5 cm de diâmetro ao longo de um comprimento de um ou dois anos. Por isso, é geralmente prescrito para pessoas que têm pequenos cálculos biliares, níveis elevados de colesterol e estão em alto risco de desenvolver complicações graves de cirurgia invasiva .
Aviso
cálculo biliar Serious complicações podem ocorrer quando um cálculo biliar se aloja em um ducto biliar . Essas complicações incluem dor abdominal crônica, amarelecimento do branco dos olhos e febre alta acompanhada de calafrios . Procure ajuda médica imediatamente se tiver algum destes sintomas .