casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva

Cálculo biliar Diagnóstico

Os cálculos biliares são um distúrbio digestivo caracterizada por depósitos duros de líquido digestivo que se acumulam na vesícula biliar . O seu cálculo biliar pode ser tão pequeno como um grão de areia ou tão grandes como bola de golfe. Pode ou não ter sintomas . Não é uma condição grave, mas a cirurgia pode ser necessária em alguns casos . Diagnosticar cálculos biliares

Se suspeitar que você tem cálculos biliares , o seu médico vai lhe dar uma tomografia computadorizada (TC) para produzir uma imagem de sua vesícula biliar; ele pode, então, verificar a presença de pedras

Se o seu médico quer examinar seus canais biliares para possível bloqueio devido a um cálculo biliar , ele pode usar um dos seguintes testes : . ácido iminodiacético hepatobiliar ( HIDA ) digitalização, ressonância magnética ( MRI) ou a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica ( CPRE) . Se ele descobre cálculos biliares durante a CPRE , eles podem ser removidos na época.

Você também pode receber um exame de sangue para determinar se quaisquer complicações de cálculos biliares estão presentes como infecções ou icterícia.

sintomas

Muitas pessoas podem ter cálculos biliares sem sintomas . Se um ou mais fica preso em um ducto biliar e forma um bloqueio, você pode experimentar , a escalada da dor aguda no quadrante superior direito do abdome e /ou no centro da direita do abdome sob o esterno e dor entre as omoplatas e no ombro direito. Esta dor pode durar de alguns minutos a algumas horas.

Vá a um médico ou hospital imediatamente se a sua dor de estômago é tão intensa que você não pode ficar parado , se você tiver uma coloração amarela da pele ou do branco dos olhos ou uma febre alta com calafrios . Estes podem indicar uma grave complicação de cálculos biliares.
Causas

Você pode ter cálculos biliares por três razões diferentes. Se a sua bile contém muito colesterol , ele irá formar cristais que se transformam em pedras ao longo do tempo . Se a sua bile contém uma quantidade excessiva de bilirrubina , uma substância química formada como o corpo quebra as células vermelhas do sangue, ele irá formar cálculos biliares. Certas condições como a cirrose, infecções do trato biliar e doenças do sangue contribuem para o excesso de bilirrubina . Se a sua vesícula biliar não esvazia suficientemente , a bile se acumula e acaba formando uma pedra .

Fatores de Risco e Complicações

Você é mais provável conseguir os cálculos biliares , se você é do sexo feminino, mais de 60 anos , índio americano ou mexicano -americano, excesso de peso, gravidez , comer um baixo teor de fibras , alto teor de gordura ou colesterol alto dieta , tomar medicamentos que reduzem o colesterol ou conter estrogênio , ou tem histórico familiar da doença .
Complicações

incluem inflamação da vesícula biliar , obstrução das vias biliares , resultando em icterícia ou infecção , obstrução do canal pancreático levando a pancreatite , e um risco aumentado de cancro da vesícula biliar . Câncer da vesícula biliar é muito raro.
Tratamento

Se o seu médico descobre cálculos biliares que não estão causando problemas , como durante uma varredura para uma condição não relacionada, você provavelmente não vai necessitam de tratamento. Você deve estar atento para os sintomas e procurar tratamento , se necessário no futuro.

Se seus cálculos biliares estão causando sintomas, você pode precisar de sua vesícula biliar removida como cálculos biliares freqüentemente se repetem . Sua vesícula biliar não é essencial para a vida e seus processos digestivos não será afetado . Se você não é um candidato para a cirurgia , você pode tomar medicação para dissolver as pedras , mas isso pode levar meses ou mesmo anos . Um tratamento experimental atual envolve a injeção de medicamento diretamente na pedra.
Prevenção

Saltar refeições e jejum pode aumentar as chances de desenvolver cálculos biliares. Tente se exercitar pelo menos 30 minutos por dia e se você está tentando perder peso , faça-o lentamente; atirar para 1-2 lbs. uma semana . Manter um peso saudável reduz o risco . Comer uma dieta rica em fibras baixo teor de gordura e colesterol.