médicos , muitas vezes, primeiro perguntar aos pacientes a fazer mudanças de estilo de vida , tais como ajustes na dieta , que podem melhorar sintomas da colite colágenas . Quando essas alterações não são eficazes , o médico pode prescrever um medicamento anti -diarreico , como Imodium ou Lomotil . Estes medicamentos desacelerar contrações intestinais que se movem de fezes através do cólon , o que pode ajudar a aliviar os sintomas da colite colagenosa . Estes medicamentos são considerados um tratamento eficaz para pessoas que sofrem de diarréia leve ou moderada , ea maioria pode usá-los sem quaisquer efeitos secundários graves.
Pepto -Bismol
Quando anti medicamentos -diarreicos não efetivamente controlar a diarréia associada com colite colagenosa , o médico pode recomendar a tentar Pepto -Bismol . O ingrediente ativo nele, subsalicilato bismuto, pode ajudar a aliviar o intestino e cólon irritação que leva a diarréia.
Antiinflamatórios
Quando outros tratamentos com drogas não funcionam para controlar a colite colagenosa , uma droga anti - inflamatória pode ser prescrito para controlar a inflamação no cólon . A primeira opção é geralmente um corticosteróide , tal como budesonida , ou em casos mais graves , a prednisona . Os corticosteróides podem provocar efeitos secundários graves, tais como a pele desbaste quando utilizado durante longos períodos de tempo , de forma que só pode ser usado por períodos curtos , geralmente não mais do que dois meses. Outras opções de medicamentos anti- inflamatórios incluem metotrexato, sulfassalazina e mesalazina .
Outros Tratamentos
Em casos graves de colite colagenosa em que o tratamento medicamentoso não é eficaz , a cirurgia pode ser necessária para remover as partes do cólon danificado pela inflamação . É importante notar , no entanto, que a cirurgia é muito raramente usado como um tratamento para a doença , porque os outros tratamentos são geralmente eficazes .