Redução do risco de desenvolvimento de cálculos biliares vai prevenir o aparecimento da dor da vesícula biliar . Manter um peso saudável , como a obesidade é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de cálculos biliares. Comece um baixo teor de gordura , dieta rica em fibras , que inclui uma variedade de legumes e frutas para minimizar a formação de cálculos biliares adicionais. Gorduras insaturadas saudáveis, como as encontradas em nozes e peixes também deve ser adicionado ao seu plano alimentar. De acordo com a Clínica Mayo , as pessoas que não consomem uma quantidade suficiente de cálcio ou de vitaminas C e E têm um risco maior de desenvolver cálculos biliares. Discuta os benefícios de suplementos nutricionais e vitaminas com o seu prestador de cuidados de saúde antes de adicioná-los à sua rotina de bem-estar.
Tratamento Médico
medicações orais são por vezes usados para dissolver cálculos biliares e reduzir a dor da vesícula biliar para aqueles que são incapazes de tolerar a cirurgia. Urso , por exemplo , reduz a quantidade de colesterol presente na bílis . Este , por sua vez se dissolve o colesterol presente nos cálculos biliares reais . Urso , no entanto , é apenas eficaz com cálculos biliares de colesterol compostos que são menores do que 1,5 cm de diâmetro . O tratamento médico pode levar até 2 anos para dissolver cálculos biliares. Eles podem recorrer uma vez que o tratamento esteja concluído.
Cirurgia
A vesícula biliar é muitas vezes removido cirurgicamente para aliviar os sintomas de cálculos biliares e prevenir complicações . Uma vez que a vesícula não é um órgão vital , a cirurgia é o tratamento mais comum para os cálculos biliares , uma vez que são sintomáticas . Após a cirurgia, a bile anteriormente armazenada na vesícula biliar flui diretamente do fígado para o intestino delgado. Sua remoção não afeta a capacidade de digerir alimentos de forma eficaz .
Avanços cirúrgicos modernos revolucionaram o tratamento de cálculos biliares. Historicamente, a remoção da vesícula biliar através de uma colecistectomia aberta era o procedimento padrão. Este tipo de cirurgia é doloroso e envolveu um longo período de recuperação . O método preferido atual é uma colecistectomia laparoscópica , um procedimento minimamente invasivo que utiliza várias incisões cirúrgicas menores. Com o procedimento laparascopic , o paciente normalmente tem sua vesícula biliar removida e é enviado para casa algumas horas após a cirurgia.