As pessoas que têm uma diminuição na produção de urina e /ou um aumento nos níveis de substâncias , tais como o cálcio , cistina e /ou ácido úrico estão em risco para o desenvolvimento de pedras nos rins , de acordo com medicinenet.com .
Fatores de Risco
Pessoas com infecções do trato urinário, doença renal cística e /ou hiperparatiroidismo têm um risco aumentado para o desenvolvimento de pedras nos rins , de acordo com o NIDDK . A Clínica Mayo diz que as pessoas que não bebem líquidos o suficiente , tem um histórico familiar de pedras nos rins , são do sexo masculino e /ou ter uma dieta rica em sódio e proteína têm um risco aumentado de desenvolver pedras nos rins.
sintomas
Pessoas com pedras nos rins , muitas vezes não têm sintomas , que podem incluir dor na lateral, costas, abdômen e /ou virilha; sangue na urina; sensações dolorosas durante a micção; náuseas; vômitos; necessidade freqüente de urinar; e febre.
Diagnóstico
médicos costumam usar um raio- X abdominal ou tomografia computadorizada (TC) para descobrir o tamanho de pedras nos rins . Às vezes, os médicos irão realizar uma urografia excretora , durante a qual eles injetam um paciente com um corante e realizar raios-X para determinar onde pedras nos rins estão localizados , de acordo com a Clínica Mayo.
Tratamento
Muitas pedras nos rins não precisam de tratamento , porque eles são passados naturalmente. Litotripsia extracorpórea por ondas de choque é um procedimento em que as ondas de choque são usadas para quebrar pedras nos rins , de acordo com o Instituto de Educação do Paciente.