mel tem sido usado como um remédio natural para uma série de doenças em muitas culturas. Por exemplo, na Índia mel lótus é usada para tratar doenças dos olhos, e na Sardenha o mel de medronheiro é considerado muito benéfico para a saúde em geral. O mel tem propriedades antimicrobianas. Ele ataca as bactérias tanto pela força osmótica e pela sua acidez. Tem também de glicose oxidase, que é uma enzima que produz peróxido de hidrogénio quando ele catalisa e mata bactérias .
O mel obtido a partir de diferentes fontes é usado para as condições médicas específicas . Mel de tomilho é considerado um anti-séptico em geral , o que é também benéfico para a digestão . Na América Central e no Caribe , o mel é misturado com chá e levados para o alívio de problemas respiratórios superiores. Mel orgânico é considerado muito eficaz para os sintomas relacionados com a azia , uma vez que acalma e protege o esôfago.
Para tratar o refluxo ácido , o método recomendado de uso para comer uma colher de chá. de mel orgânico antes de cada refeição . O mel também pode ser tomado com um pequeno pedaço de fruta ou pão. Nenhum líquido deve ser feita , pelo menos, 20 minutos depois, como esta pode diluir o mel e reduzir a sua eficácia . A espessura das camadas de mel do esôfago e da abertura do estômago e mantém mais ácido do chegando.
A causa comum de refluxo ácido é danos ou enfraquecimento do tecido chamado o esfíncter esofágico inferior . Esta é a aba do músculo na parte superior do estômago, que é primariamente responsável por conter ácidos e os alimentos no estômago . Quando esta aba está enfraquecido os ácidos começam a escapar e causar refluxo ácido . O uso do mel estimula o tecido sobre o esfíncter e ajuda a regenerar e, portanto, reduz as chances de refluxo ácido.