casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva

Alta lipase após a remoção da vesícula biliar

O fígado produz bile para digerir a gordura na dieta eo armazena na vesícula biliar . Stones ( geralmente compostas de colesterol ) podem bloquear a passagem da bile para o intestino , resultando em vômitos e dor no lado direito do abdômen , especialmente após a ingestão de alimentos gordurosos. A remoção cirúrgica da vesícula biliar tipicamente alivia esta condição mas de cálculos biliares pode também afectar os órgãos adjacentes , tais como o pâncreas . Quando os níveis de lipase são elevados após a remoção da vesícula biliar , é um sinal de que a inflamação está presente em tecidos pancreáticos delicados . Esta condição pode levar semanas ou meses para cicatrizar. Gallstone Pancreatite

A vesícula biliar eo pâncreas partes de um duto comum. A lipase é uma enzima normalmente segregada pelo pâncreas . Juntamente com a amilase , é libertado para o intestino delgado para ajudar na digestão das proteínas e amidos . Assim como os cálculos biliares pode bloquear a secreção da bílis da vesícula biliar , resultando numa dolorosa " ataque", as pedras , também pode bloquear a secreção de amilase e lipase do pâncreas . Quando eles não podem ser libertados para o intestino , os enzimas permanecem no pâncreas , " digerindo " e danificar os tecidos não . Algumas enzimas vazam para a corrente sanguínea , onde os médicos podem medi-los . A gama de lipase normal é de sete a 58 U /L. Os níveis de lipase , que são mais de cinco vezes acima dos níveis normais e amilase que são o dobro do que deveria ser indicar pancreatite , ou inflamação do pâncreas . A dor pode ser sentida no meio do abdômen e irradiar para as costas ou ombro esquerdo . Se cálculos biliares são a causa dessa condição , eles são removidos cirurgicamente , juntamente com a bexiga e os sintomas da vesícula deve diminuir lentamente, como a cura do pâncreas . Na maioria dos casos , de alguns dias a algumas semanas são todos que são necessários para fazer uma recuperação completa.

Pancreatite também pode ser causada pelo abuso de longo prazo de álcool. A condição é mais comum em mulheres do que homens , e naqueles que são brancos, com idade superior a 40 anos, e acima do peso.
Tratamento

Descansando o pâncreas é essencial para a recuperação. Idealmente, os centros de tratamento de cerca de manter uma boa alimentação e alcançar o alívio da dor enquanto aguardava o pâncreas a curar a si própria . O monitoramento é feito com exames de sangue , tomografia ou MRI.Gelatin ou caldo e líquidos claros pode ser permitido, ou o estômago pode ser mantido vazio com uma sonda nasogástrica conectada a sucção enquanto fluidos intravenosos prestar apoio. As vitaminas e gorduras pode ser dado diretamente em grandes veias , ou um tubo de alimentação pode ser usada para ignorar o pâncreas e dar alto teor calórico bebidas nutricionais . Se o vômito pode ser controlada e alívio da dor pode ser alcançado, o paciente pode ser capaz de comer pequenas refeições frequentes de alimentos macios e tomar enzimas por via oral para ajudar a digestão . O álcool , cafeína, alimentos fritos , refrigerantes e ao uso de tabaco deve ser rigorosamente evitado .

Em casos graves, bolsões de forma fluida ou em torno do pâncreas. Eles podem ser infectados e exigem a inserção de tubos de drenagem. Às vezes, o dano é irreversível; parte do pâncreas deve ser removido. O grau de intervenção necessária determina o quanto a função pancreática está perdido. A cirurgia é o último recurso.

Embora isso leva tempo , cálculo biliar pancreatite geralmente se resolve completamente ea pessoa recupera a saúde normal. Desmame da medicação para a dor viciante pode ser um problema; a assistência de uma equipe de gestão da dor é inestimável. Um grupo de apoio , tais como Narcóticos Anônimos também podem fornecer ajuda para algumas pessoas.