casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva

Genes que predispõem para a doença celíaca

Cada pessoa tem duas cópias de cada gene humano , um de cada pai . A doença celíaca é caracterizada por lesão do intestino delgado, com a ingestão de glúten de trigo , cevada ou centeio . De acordo com o gastroenterologista Kenneth Belas , MD, a sensibilidade ao glúten genética , ou intolerância ao glúten , está subjacente ao desenvolvimento de doença celíaca. Identificação

Genes que predispõem a sensibilidade ao glúten são antígeno leucocitário humano (HLA ) , ou HLA- DQ . Marcadores ( DQ1 através DQ4 ) e subtipos ( DQ5 através DQ9 ) , determinar a ação biológica do gene . Apenas DQ4 , 4 não está associado com predisposição genética para doença celíaca .
Significância

HLA - DQ2 e /ou HLA - DQ8 são os principais genes celíacos , de acordo com a Martin Kagnoff da Universidade da Califórnia em San Diego. Para a sensibilidade ao glúten para resultar em doença celíaca, outros genes devem estar presentes.

Efeitos

Certas combinações genéticas, como DQ1 , 1 e DQ3 , 3 indicam reações mais graves ao glúten , de acordo com Dr. Belas . Reações glúten estão implicados no eczema, síndrome da fadiga crônica , fibromialgia, doença inflamatória intestinal e diabetes insulino-dependente.
Potencial

Uma pessoa com dois genes de predisposição pode estar certo ambos os seus pais e cada um de seus filhos terão pelo menos uma cópia destes genes. Eles poderiam obter a sensibilidade ao glúten clinicamente significativo ou até mesmo a doença celíaca.
Tratamento

O único tratamento para a doença de sensibilidade ao glúten /celíaca é rigoroso evasão de glúten da dieta. Isso requer consciência de fontes "escondidas" de glúten no restaurante e alimentos processados ​​, bem como proteção contra a contaminação cruzada.