Embora a doença tenha sido dizimado na maior parte do mundo desenvolvido , a cólera é uma ainda uma das principais causas de diarréia secretora em lugares que não possuem higiene pública adequada ou assistência médica . Em vítimas da cólera , o responsável cholerae organismo Vibrio produz a toxina da cólera prejudicial que ativa a guanilato adrenal. Isso atrapalha a absorção adequada de água através da abertura de canais de cloro responsáveis pela liberação de água das criptas. Em essência , o sistema digestivo produz quantidades excessivas de água que não pode ser absorvida adequadamente . A cólera também afeta o sistema nervoso entérico para estimular a secreção independente de água.
Toxinas Bacterianas
Existem dezenas de outras toxinas bacterianas , além de cólera que causam diarréia secretora , incluindo a infame toxina relacionada com os alimentos E- coli. Estes funcionam da mesma maneira como a cólera e pode ser mortal , sem medidas agressivas para manter a hidratação adequada . As toxinas bacterianas são freqüentemente encontrados em carne que é mal cozida ou preparadas de tal forma que a bactéria é capaz de prosperar.
Medicamentos e outras causas
muitos medicamentos listar diarréia secretora como um efeito colateral comum. Os medicamentos prescritos para a asma , depressão e doença cardíaca estão entre os mais comuns daquelas que podem causar diarreia secretora como um efeito colateral . O tratamento da diarréia secretora causada por medicação é geralmente acompanhada de uma redução da dose ou a mudança para um medicamento alternativo . Diarréia secretora também pode ser causada por toxinas como arsênico orgânicos e cogumelos toxinas , a ingestão de inseticidas e uso excessivo de cafeína.