Em pacientes com colite ulcerosa , o revestimento do recto e do cólon fica inflamado e úlceras ou feridas formam onde as células da mucosa do cólon são danificadas ou morrem . Acredita-se que a colite ulcerativa pode ser causado por uma reacção anormal , por parte do seu sistema imunitário para as bactérias do trato digestivo , apesar de as causas subjacentes não são claras . Os sintomas mais comuns incluem diarréia sanguinolenta recorrente , anemia e fadiga.
Tratamentos padrão
Médicos normalmente prescrevem medicamentos anti- inflamatórios para tratar a colite ulcerosa --- corticosteróides ou imunomoduladores são recomendações comuns. Estas drogas causam efeitos colaterais. Os corticosteróides , por exemplo , pode causar ganho de peso , pêlos faciais em mulheres , hipertensão , e um risco aumentado de infecção , entre outros efeitos secundários . Se os sintomas da doença pioram e tornam-se hospitalização grave pode ser necessária. Em muitos casos, os médicos devem recorrer à cirurgia para corrigir o problema . Os pesquisadores estão investigando uma série de novas abordagens que poderia, eventualmente, levar a melhores tratamentos.
Oxigenoterapia Hiperbárica
Durante OHB , o paciente respira oxigênio puro em um ambiente controlado ambiente . A pressão é gradualmente aumentada até à pressão atmosférica duas ou três vezes . Nestas condições , mesmo após a hemoglobina nos glóbulos vermelhos já está carregado com todo o oxigénio que pode transportar , o oxigénio adicional se dissolve no plasma sanguíneo e o sangue torna-se hyperoxygenated .
Usa de OHB
Até muito recentemente OHB foi considerado um tanto controverso . Alguns usos foram aprovados , no entanto, e são cobertos pelo Medicare e muitas seguradoras privadas. Entre as condições a que se aprovados são envenenamento por monóxido de carbono , a doença da descompressão e alguns enxertos de pele e queimaduras. Alguns praticantes da medicina alternativa afirmam outros benefícios para OHB , mas as evidências para o tratamento de outras condições além daquelas já aprovadas ainda é limitada .
OHB e Colite
Há alguns relatos de casos em que a OHB parece ter se mostrado útil no tratamento da colite ulcerosa . O primeiro relatório foi publicado no Journal of Clinical Gastroenterology em 2001. Uma carta publicada no Southern Medical Journal , em 2003, relataram um caso em que a utilização de OHB foi seguido por uma melhoria substancial na condição de um paciente sofrendo de colite ulcerativa . Um estudo publicado na revista Physiological Research , em 2004, descobriu que a OHB em ratos com colite induzida por ácido acético conseguiram uma melhoria em comparação com ratos que não receberam tratamento. Mais pesquisas seriam necessárias , no entanto, para determinar em que medida a OHB pode ser útil na gestão da doença.