O cancro do cólon começa na camada mais interna do tecido do cólon e se espalha para o interior. Para a maioria, o câncer de cólon leva anos para se formar a partir de pólipos , que são tumores não cancerosos . Pólipos adenomatosos no cólon têm o potencial para se tornar cancerosas , enquanto pólipos hiperplásicos normalmente não. De acordo com a American Cancer Society (ACS), no entanto, alguns médicos acreditam que a presença de pólipos hiperplásicos indica um risco aumentado de desenvolver a versão adenomatosa , especialmente quando eles ocorrem no cólon ascendente.
Tipos
adenocarcinomas ou tumores cancerosos que ocorrem nas glândulas produtoras de muco do cólon e do reto , são responsáveis por 95 por cento de todos os cânceres colorretais . Os outros 5 por cento vêm de tumores carcinóides que se desenvolvem a partir de hormonas especializadas produtoras celulares, tumores estromais gastrointestinais, que se desenvolvem a partir de células intersticiais específicos , e linfomas , que ocorrem normalmente em outras partes do corpo, mas pode desenvolvem no cólon .
triagem Práticas
de acordo com a American Cancer Society, a taxa de mortalidade por câncer colorretal tem diminuído desde 1990, em grande parte devido a melhores métodos de rastreio ea remoção precoce de pólipos. Testes de triagem que encontram ambos pólipos e câncer no sistema colorectal incluem sigmoidoscopia flexível , bário com duplo contraste enema e CT colonography , ou colonsocopy virtual. A ACS recomenda aqueles com mais de 50 obter um rastreio a cada cinco anos . Os testes que detectam apenas o câncer e que podem ser realizados incluem anual teste sangue oculto nas fezes , teste immunochemical fecal e teste de DNA de fezes.
Family History
A ACS informa que quatro em cinco pacientes com câncer colorretal tem um membro da família com a doença. Aqueles com um parente de primeiro grau (pais, irmãos ou filhos ) com história de câncer colorretal têm o dobro do risco de adquiri-lo . O risco é maior se houver mais de um parente de primeiro grau tem essa história ou se alguém da família sofreu a doença em idade precoce . Os médicos costumam recomendar aqueles com história familiar de câncer colorretal para iniciar exames mais cedo do que 50 anos de idade e para obtê-los com mais freqüência.
Condições Específicas Familial
condições específicas familiar ou geneticamente ligados aumentar o risco de um indivíduo para câncer colorretal , e estes devem ser levados em consideração na determinação de horários de triagem. Cerca de 5 a 10 por cento das pessoas com estas doenças herdaram genes que causam o câncer . Estes incluem a polipose adenomatosa familial e câncer de cólon hereditário sem polipose , ou Síndrome de Lynch. Síndrome Turcot e síndrome de Peutz -Jeghers são outras condições familiares e raros que aumentam o risco de câncer colorretal .