Também conhecida como Dugesia , planaria vivem em água doce . Eles são catadores e muitas vezes se alimentam de protistas ( unicelulares , organismos da água-moradia que não podem ser classificados de uma planta , animal ou fungo ) . Como todos os platelmintos são hermafroditas , o que significa que contêm ambos os sexos masculino e entidades reprodutivos femininos e podem se reproduzir por conta própria. Planária também pode regenerar partes , se necessário.
Tênias
Talvez o verme mais reconhecível , tênias são parasitas , mais notoriamente vivendo em animais e aparelhos digestivos humanos. As tênias são feitos de muitos segmentos corporais chamados proglotes . Cada segmento contém os órgãos reprodutores , permitindo que a tênia a crescer muito , alguns vermes podem crescer até 40 metros de comprimento. Eles se ligam ao intestino do hospedeiro através de ventosas em suas cabeças , o que lhes permite sobreviver por nutrientes roubando .
Solhas
Flukes têm um ciclo de vida mais complexa que outros platelmintos . Seu ciclo de vida geralmente consiste de mais de um hospedeiro . Por exemplo, esquistossomose são vermes que vivem na corrente sanguínea. Eles passam parte de sua vida em caracóis, e depois infectar os seres humanos quando eles entram na água. Suas larvas , em seguida, fazer uma casa em vasos sanguíneos do humanos. Para completar o ciclo , esses vermes são passadas através de fezes humanas de volta para a água, onde um outro caracol é então infectado.
Lombrigas
Embora não seja tecnicamente um tipo de verme , lombrigas são normalmente associados com platelmintos por causa de suas muitas semelhanças. Como vermes e vermes , lombrigas são parasitas e são comumente encontrados em humanos e cães . No entanto , ao contrário de planárias , lombrigas possuem um trato digestivo completo , o que significa que eles tomam em alimentos e excretar resíduos de duas aberturas separadas.