casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | diabetes

Por que as mulheres costumam ter mãos e pés frios?

Fatores hormonais
O corpo das mulheres produz mais hormônio estrogênio, o que pode levar à vasodilatação ou ao alargamento dos vasos sanguíneos. Isso pode fazer com que o sangue se acumule no núcleo do corpo, deixando menos sangue circulando nas extremidades, como mãos e pés.

Ciclo menstrual
As mulheres podem sentir mãos e pés mais frios durante o ciclo menstrual. Isso se deve a alterações nos níveis hormonais que ocorrem durante o ciclo.

Gravidez
Mulheres grávidas também podem sentir mãos e pés mais frios. Isto pode ser devido ao aumento do fluxo sanguíneo para o útero e outros órgãos vitais, o que pode deixar menos sangue circulando nas extremidades.

Baixo índice de massa corporal (IMC)
Mulheres com IMC baixo podem ter menos gordura corporal, o que pode funcionar como isolamento. Isso pode torná-los mais propensos a sentir frio nas mãos e nos pés.

Anemia
A anemia, ou falta de glóbulos vermelhos, também pode causar frio nas mãos e nos pés. Isso ocorre porque os glóbulos vermelhos transportam oxigênio para as células do corpo e, quando há menos glóbulos vermelhos, as células do corpo recebem menos oxigênio. Isso pode causar má circulação e mãos e pés frios.

Doença de Raynaud
A doença de Raynaud é uma condição na qual os pequenos vasos sanguíneos dos dedos das mãos e dos pés tornam-se estreitos ou espasmos, causando uma diminuição do fluxo sanguíneo para essas áreas. Isso pode causar frio nas mãos e nos pés, bem como dormência, formigamento e dor.

Hipotireoidismo
O hipotireoidismo, ou tireoide hipoativa, também pode causar frio nas mãos e nos pés. Isso ocorre porque a glândula tireoide ajuda a regular o metabolismo do corpo e, quando a tireoide não está funcionando adequadamente, o metabolismo do corpo pode desacelerar. Isso pode causar má circulação e mãos e pés frios.

Se você estiver com mãos e pés frios acompanhados de quaisquer outros sintomas, como dor no peito, falta de ar ou tontura, é importante consultar seu médico para descartar quaisquer condições médicas subjacentes.