casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | diabetes

O que controla o açúcar no sangue?

O principal hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue é a insulina , que é produzido pelas células beta do pâncreas. Após uma refeição, quando a concentração de glicose na corrente sanguínea aumenta, o pâncreas libera insulina na corrente sanguínea. A insulina se liga a receptores específicos na superfície das células do fígado, músculos e tecido adiposo, permitindo que a glicose entre nessas células e seja utilizada como fonte de energia ou armazenada para uso posterior.

* A insulina estimula a captação de glicose pelas células do fígado, músculos e tecido adiposo. Este processo é chamado de transporte de glicose. A glicose é então usada como energia ou armazenada como glicogênio no fígado e nos músculos, ou como triglicerídeos no tecido adiposo.
* Glucagon, outro hormônio produzido pelo pâncreas , neutraliza os efeitos da insulina e aumenta os níveis de açúcar no sangue quando eles caem muito. O glucagon estimula o fígado a converter o glicogênio armazenado de volta em glicose, que é então liberada na corrente sanguínea.
* Outros hormônios , como cortisol, adrenalina e hormônio do crescimento, também podem afetar os níveis de açúcar no sangue. O cortisol e a adrenalina aumentam os níveis de açúcar no sangue, estimulando o fígado a liberar glicose, enquanto o hormônio do crescimento diminui a sensibilidade à insulina, levando a níveis mais elevados de açúcar no sangue.