casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | diabetes
O que é a fase da lua de mel diabética?
Fase de lua de mel diabética ou remissão , é um período em que uma pessoa com diabetes tipo 1 experimenta uma melhora temporária no controle do açúcar no sangue, sem a necessidade de insulina ou outros medicamentos para diabetes.
A fase de lua de mel geralmente começa nas primeiras semanas ou meses após o diagnóstico, mas também pode ocorrer mais tarde. Durante esse período, os níveis de açúcar no sangue da pessoa podem estar próximos do normal e ela pode não precisar tomar nenhum medicamento ou seguir uma dieta rigorosa. Esta fase pode durar de alguns meses a alguns anos.
A causa exata da fase de lua de mel é desconhecida, mas acredita-se que seja devido a uma combinação de fatores, que podem incluir:
- A produção de insulina pelo próprio corpo:em algumas pessoas com diabetes tipo 1, o pâncreas continua a produzir alguma insulina, mesmo depois de o sistema imunitário ter destruído a maior parte das células produtoras de insulina. Esta insulina pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.
- Aumento da sensibilidade à insulina:Durante a fase de lua de mel, as pessoas com diabetes tipo 1 podem tornar-se mais sensíveis à insulina que produzem ou tomam. Isto significa que seus corpos precisam de menos insulina para reduzir os níveis de açúcar no sangue.
- Fatores de estilo de vida melhorados:Pessoas com diabetes tipo 1 que adotam hábitos de vida saudáveis, como seguir uma dieta saudável e praticar exercícios regularmente, podem ajudar a melhorar o controle do açúcar no sangue.
Este período não é considerado uma cura para o diabetes, e é provável que as pessoas eventualmente precisem de insulina e/ou outros medicamentos para diabetes para controlar os níveis de açúcar no sangue. No entanto, este pode ser um descanso bem-vindo tanto para os pacientes como para a sua família, e é muitas vezes um momento que muitos pacientes recordam com carinho.
O
fim do período de lua de mel é marcada por um aumento gradual dos níveis de glicose no sangue e uma diminuição na produção de insulina, exigindo o início ou intensificação da terapia com insulina.