casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | diabetes
Processo de produção de muita insulina?
Resistência à insulina A resistência à insulina ocorre quando as células dos músculos, da gordura e do fígado não respondem bem à insulina. Como resultado, seu corpo precisa de mais insulina para manter os níveis de açúcar no sangue normais.
A resistência à insulina costuma ser o primeiro passo para o diabetes tipo 2. Também está ligado a outros problemas de saúde, como doenças cardíacas, derrame e certos tipos de câncer.
Fatores de risco para resistência à insulina Vários fatores podem aumentar o risco de resistência à insulina, incluindo:
*
Obesidade *
Inatividade física *
Histórico familiar de diabetes *
Pressão alta *
Colesterol alto *
Diabetes gestacional *
Síndrome dos ovários policísticos (SOP) *
Certos medicamentos, como esteroides e betabloqueadores Sintomas de resistência à insulina A resistência à insulina geralmente não causa sintomas. No entanto, algumas pessoas podem experimentar:
*
Ganho de peso *
Aumento da fome *
Fadiga *
Visão turva *
Formigamento ou dormência nas mãos ou pés *
Manchas escuras na pele do pescoço, axilas ou virilha Tratamento para resistência à insulina Não há cura para a resistência à insulina, mas ela pode ser controlada. O tratamento normalmente envolve:
*
Perder peso *
Fazer exercícios regularmente *
Comer uma dieta saudável *
Tomar medicamentos para reduzir os níveis de açúcar no sangue Se você tem resistência à insulina, é essencial conversar com seu médico para desenvolver um plano de tratamento adequado para você.
Prevenir a resistência à insulina Não existe uma maneira segura de prevenir a resistência à insulina, mas você pode reduzir o risco:
*
Manter um peso saudável *
Fazer exercícios regularmente *
Comer uma dieta saudável *
Evitar a fumaça do tabaco *
Gerenciando seus níveis de estresse Se você tiver algum fator de risco para resistência à insulina, converse com seu médico sobre maneiras de reduzir seu risco.