casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | diabetes
O que acontece se uma pessoa não diabética tomar altas doses de insulina?
Quando alguém que não é diabético toma uma dose elevada de insulina, que normalmente é usada como medicamento para pessoas com diabetes, podem surgir problemas potencialmente significativos, incluindo:
Baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia): A principal função da insulina é reduzir os níveis de açúcar no sangue. Em um indivíduo não diabético e sensível à insulina, tomar uma dose elevada de insulina pode causar uma queda repentina e significativa na glicemia, levando a uma condição conhecida como hipoglicemia. Os sintomas de hipoglicemia podem incluir sudorese, tremores, tonturas, confusão e, se não forem tratados, podem causar convulsões e perda de consciência.
Captação celular de glicose: Como a insulina facilita o transporte de glicose para as células, uma dose elevada de insulina pode levar a uma absorção excessiva de glicose pelas células de todo o corpo, incluindo aquelas que normalmente não dependem muito da glicose como fonte de energia. Isso pode perturbar a função celular e o metabolismo normais.
Distúrbios eletrolíticos: A administração de insulina, especialmente em altas doses, pode afetar o equilíbrio de certos eletrólitos no corpo, incluindo potássio e fosfato. Isso pode causar complicações potenciais se os níveis de eletrólitos ficarem muito baixos ou muito altos.
Ganho de peso: A insulina promove o armazenamento de glicose nas células como glicogênio e gordura. Uma dose elevada de insulina pode aumentar este efeito e levar ao ganho de peso se o excesso de glicose não puder ser utilizado ou queimado através da atividade física.
Aumento do risco de eventos cardiovasculares: Alguns estudos sugeriram que indivíduos não diabéticos que tomam altas doses de insulina por longos períodos podem ter um risco aumentado de desenvolver problemas cardiovasculares, como doença arterial coronariana e ataques cardíacos.
É importante notar que os efeitos de tomar uma dose elevada de insulina num indivíduo não diabético podem variar dependendo de factores individuais e de circunstâncias específicas. Recomenda-se procurar atendimento médico imediato se uma pessoa não diabética tomar acidentalmente ou intencionalmente uma dose alta de insulina para prevenir possíveis complicações e receber tratamento adequado, se necessário.