casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | diabetes
Por que ocorre o choque diabético?
O choque diabético, também conhecido como choque insulínico ou hipoglicemia, ocorre quando os níveis de açúcar no sangue caem perigosamente. Esta pode ser uma condição potencialmente fatal e os indivíduos com diabetes precisam estar cientes dos sintomas e de como controlá-los.
Veja por que ocorre o choque diabético:
1.
Excesso de insulina ou medicação para diabetes: - O excesso de insulina ou outros medicamentos para baixar a glicose pode fazer com que os níveis de açúcar no sangue caiam rapidamente. É mais provável que isso ocorra em indivíduos com diabetes tipo 1 que usam bombas de insulina ou múltiplas injeções diárias.
2.
Refeições perdidas ou atrasadas: - Pessoas com diabetes precisam comer regularmente para manter níveis consistentes de açúcar no sangue. Pular ou atrasar refeições, principalmente para quem toma insulina ou certos medicamentos orais, pode levar a níveis baixos de açúcar no sangue.
3.
Atividade física inesperada: - A atividade física geralmente é benéfica para indivíduos com diabetes. No entanto, exercícios extenuantes ou inesperados sem um planejamento prévio adequado ou ajuste de medicação e/ou alimentação podem resultar em níveis baixos de açúcar no sangue.
4.
Consumo de álcool: - A ingestão excessiva de álcool pode inibir o fígado de liberar glicose armazenada na corrente sanguínea. Isso pode causar níveis baixos de açúcar no sangue, especialmente em indivíduos que combinam álcool com pouca comida ou tomam certos medicamentos para diabetes.
5.
Problemas renais ou hepáticos: - Certas condições médicas, como disfunção renal ou hepática, podem afetar a capacidade do organismo de regular eficazmente o açúcar no sangue, aumentando o risco de hipoglicemia.
6.
Alterações hormonais: - Em mulheres com diabetes, as flutuações hormonais durante a menstruação, gravidez ou menopausa podem causar alterações imprevisíveis na sensibilidade à insulina e nos níveis de açúcar no sangue, levando a um maior risco de hipoglicemia.
7.
Interação com outros medicamentos: - Alguns medicamentos, como antibióticos ou certos anti-inflamatórios, podem interferir no tratamento da diabetes e causar quedas inesperadas nos níveis de açúcar no sangue.
8.
Desconhecimento da hipoglicemia: - Níveis elevados de açúcar no sangue prolongados podem levar a uma diminuição da capacidade de reconhecer sintomas de hipoglicemia. Isto pode tornar difícil para as pessoas com diabetes o automonitoramento e a tomada de medidas corretivas.
A prevenção do choque diabético envolve monitoramento consistente da glicemia, planejamento oportuno das refeições, comunicação com os profissionais de saúde sobre ajustes de medicação, atividade física regular, moderação na ingestão de álcool e reconhecimento dos primeiros sintomas de baixo nível de açúcar no sangue. Se ocorrerem sintomas de choque diabético, é crucial procurar atendimento médico imediato.