casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | diabetes
Por que os diabéticos injetam insulina na pele e não diretamente na corrente sanguínea?
A insulina não pode ser tomada por via oral porque os ácidos digestivos e as enzimas a decomporiam e a tornariam ineficaz antes de atingir a corrente sanguínea. Portanto, precisa ser injetado no corpo.
No entanto, a insulina não é injetada diretamente na corrente sanguínea. Em vez disso, é injetado na camada de gordura subcutânea, logo abaixo da pele. Existem vários motivos para isso:
1) A insulina é um hormônio que funciona melhor quando é gradualmente absorvida pela corrente sanguínea. Se fosse injetado diretamente em um vaso sanguíneo, causaria um aumento repentino nos níveis de insulina, o que poderia ser perigoso para um diabético.
2) Injetar insulina na camada de gordura é menos doloroso do que injetá-la em um músculo ou veia.
3) A camada de gordura fornece uma almofada que ajuda a evitar que a agulha danifique os tecidos subjacentes.
4) A camada de gordura tem um rico suprimento sanguíneo, de modo que a insulina pode ser rapidamente absorvida pela corrente sanguínea.
A maioria das pessoas com diabetes injeta insulina várias vezes ao dia, geralmente antes das refeições e ao deitar. A dose de insulina que uma pessoa necessita varia dependendo dos níveis de açúcar no sangue e de outros fatores.