casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | diabetes

Como o estilo de vida de uma pessoa poderia levar ao diabetes tipo 2?

Inatividade física

A falta de atividade física é um importante fator de risco para diabetes tipo 2. Quando você está fisicamente inativo, seu corpo não usa a glicose de forma tão eficiente, o que pode levar a níveis elevados de açúcar no sangue.

Dieta pouco saudável

Uma dieta rica em gorduras prejudiciais à saúde, adição de açúcar e carboidratos refinados também pode aumentar o risco de diabetes tipo 2. Esses alimentos podem causar ganho de peso e resistência à insulina, ambos ligados ao diabetes tipo 2.

Obesidade

A obesidade é um importante fator de risco para diabetes tipo 2. Quando você é obeso, seu corpo possui mais células de gordura, que podem produzir hormônios que interferem na sinalização da insulina. Isso pode levar a níveis elevados de açúcar no sangue e diabetes tipo 2.

História familiar de diabetes

Se você tem histórico familiar de diabetes, corre um risco maior de desenvolver a doença. Isso ocorre porque os genes desempenham um papel no desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Certas condições médicas

Certas condições médicas, como pressão alta, colesterol alto e certos tipos de câncer, também podem aumentar o risco de diabetes tipo 2.

Fumar

Fumar cigarros pode danificar as células do pâncreas que produzem insulina. Isso pode levar à resistência à insulina e diabetes tipo 2.

Consumo de álcool

O consumo excessivo de álcool também pode aumentar o risco de diabetes tipo 2. O álcool pode causar danos ao fígado, responsável pelo metabolismo da glicose. Isso pode levar a níveis elevados de açúcar no sangue e diabetes tipo 2.

Estresse

O estresse crônico também pode aumentar o risco de diabetes tipo 2. O estresse pode levar a comportamentos prejudiciais, como comer demais e fumar, o que pode aumentar o risco de diabetes tipo 2.