casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | diabetes

Por que as pessoas com diabetes perdem a memória quando bebem álcool e como?

O álcool prejudica a memória em pessoas com diabetes devido a vários fatores:

1. Hipoglicemia: O álcool pode interferir na regulação dos níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Quando os níveis de açúcar no sangue caem muito (hipoglicemia), isso pode afetar a função cerebral, levando a problemas de memória e outras dificuldades cognitivas.

2. Desidratação: O álcool é um diurético, o que significa que causa aumento da micção. Isso pode levar à desidratação, o que pode afetar ainda mais a função cerebral e a memória. A desidratação também pode piorar os efeitos da hipoglicemia.

3. Mudanças na química cerebral: O álcool pode alterar os níveis de certos neurotransmissores no cérebro, como o glutamato e o GABA, que estão envolvidos nos processos de memória. Essas mudanças podem atrapalhar o bom funcionamento dos circuitos de memória no cérebro.

4. Interações medicamentosas: Alguns medicamentos usados ​​para tratar diabetes podem interagir com o álcool, levando potencialmente ao comprometimento da memória. Por exemplo, a combinação de álcool e insulina ou certos medicamentos orais para diabetes pode causar hipoglicemia grave, que pode afetar significativamente a memória.

5. Risco de convulsões: Pessoas com diabetes que sofreram hipoglicemia grave podem ter risco aumentado de convulsões. As convulsões podem causar perda temporária de memória ou comprometimento de memória mais duradouro. O consumo de álcool pode diminuir o limiar convulsivo, aumentando a probabilidade de convulsões em pessoas com diabetes.