casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | diabetes
A que pode levar o diabetes não controlado?
O diabetes não controlado pode levar a várias complicações graves que afetam vários órgãos e sistemas do corpo. Alguns dos efeitos a longo prazo do diabetes não controlado incluem:
Complicações cardiovasculares :O diabetes aumenta o risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e doença arterial periférica. Níveis elevados de açúcar no sangue podem danificar os vasos sanguíneos e causar aterosclerose ou endurecimento das artérias, o que pode obstruir o fluxo sanguíneo para o coração e o cérebro.
Danos nos rins (nefropatia) :O diabetes não controlado pode danificar os pequenos vasos sanguíneos dos rins, levando à doença renal e potencialmente à insuficiência renal.
Danos oculares (retinopatia) :O diabetes pode afetar os vasos sanguíneos da retina, o tecido sensível à luz na parte posterior do olho. A retinopatia diabética pode causar visão turva, moscas volantes e, se não for tratada, pode levar à cegueira.
Danos nos nervos (neuropatia) :Níveis elevados de açúcar no sangue podem danificar os nervos, causando neuropatia diabética. Isso pode resultar em sintomas como dormência, formigamento, dor em queimação e fraqueza nas mãos, pés e pernas.
Problemas de pele :O diabetes não controlado pode tornar a pele mais suscetível a infecções, retardar o processo de cicatrização e causar coceira e ressecamento da pele.
Problemas dentários :O diabetes pode aumentar o risco de doenças gengivais e cáries.
Disfunção erétil :O diabetes pode causar danos aos nervos que podem levar à disfunção erétil nos homens.
Diabetes gestacional em mulheres grávidas :O diabetes não controlado durante a gravidez pode aumentar o risco de complicações tanto para a mãe quanto para o bebê, incluindo aborto espontâneo, parto prematuro e defeitos congênitos.
É essencial que os indivíduos com diabetes trabalhem em estreita colaboração com a sua equipa de saúde para gerir os seus níveis de açúcar no sangue e reduzir o risco de desenvolver estas complicações a longo prazo. Isso pode envolver mudanças no estilo de vida, como alimentação saudável, atividade física regular e controle de peso, bem como medicamentos para controlar os níveis de glicose no sangue.