casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | diabetes

Quais são alguns tratamentos anteriores para diabetes?

Ao longo da história, vários tratamentos foram utilizados para controlar o diabetes, com avanços e mudanças ao longo do tempo. Aqui estão alguns tratamentos anteriores para diabetes:

Tratamentos Antigos:

- Controle da dieta :Nos tempos antigos, as pessoas reconheciam que certos alimentos podiam afetar os níveis de açúcar no sangue. Algumas culturas recomendavam dietas ricas em vegetais e evitando alimentos açucarados.

- Remédios fitoterápicos :Várias plantas e ervas foram usadas por seus benefícios percebidos no controle do diabetes. Exemplos incluem feno-grego, canela e ginseng.

- Sangraria :Esta prática era usada nos tempos antigos para remover sangue "impuro" e equilibrar os humores. Acreditava-se também que ajudava a reduzir os níveis elevados de açúcar no sangue.

Tratamentos Medievais :

- Terapia da Água :Na Europa medieval, acreditava-se que beber grandes quantidades de água poderia ajudar a eliminar o excesso de açúcar do corpo.

- Atividade Física :O exercício regular e a atividade física foram incentivados para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Tratamentos Renascentistas e Iluministas:

- Ópio e Láudano :Essas substâncias eram usadas para aliviar sintomas como dor, sede e ansiedade. No entanto, a sua utilização teve efeitos secundários graves e não abordou as causas subjacentes da diabetes.

- Órgãos e Extratos de Animais :Órgãos de animais como o pâncreas ou o fígado eram consumidos crus ou em extratos, com base na crença de que o consumo desses tecidos poderia restaurar ou melhorar a função do pâncreas em pessoas com diabetes.

Avanços do século XIX:

- Terapia com extrato pancreático :No final do século 19, os cientistas começaram a explorar o papel do pâncreas no diabetes. Extratos de pâncreas animal foram usados ​​na tentativa de substituir a produção deficiente de pâncreas em pessoas com diabetes.

- Terapia com insulina precoce :Por volta da década de 1920, os cientistas canadenses Frederick Banting e Charles Best isolaram e purificaram com sucesso a insulina do pâncreas de cães. Isto marcou o início da moderna terapia com insulina, revolucionando o tratamento do diabetes.

Desenvolvimentos dos séculos 20 e 21:

- Agentes hipoglicemiantes orais :Na década de 1940, foram introduzidos os primeiros medicamentos orais para reduzir o açúcar no sangue. Estes incluíam sulfonilureias e biguanidas, que estimulavam a produção de insulina ou reduziam a produção de glicose no fígado.

- Avanços na terapia com insulina :Os métodos e formulações de administração de insulina continuaram a melhorar, com a introdução da insulina humana sintética, análogos de insulina e bombas de insulina.

- Monitoramento Contínuo da Glicose (CGM) :Os dispositivos CGM foram desenvolvidos para fornecer monitoramento e dados de glicose em tempo real, permitindo melhores ajustes na terapia insulínica.

- Terapias Baseadas em Incretinas :Agonistas do receptor GLP-1 e inibidores DPP-4 foram desenvolvidos para estimular a secreção de insulina e regular os níveis de açúcar no sangue.

Estes são apenas alguns exemplos de tratamentos anteriores para diabetes. Com a investigação em curso, novos avanços e tratamentos continuam a ser introduzidos, com o objetivo de melhorar a vida dos indivíduos que vivem com diabetes.