casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | diabetes
Quais são os perigos do diabetes tipo 2?
Perigos do diabetes tipo 2 O diabetes tipo 2 é uma doença crônica que afeta a capacidade do corpo de produzir ou usar insulina, um hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue. Com o tempo, níveis elevados de açúcar no sangue podem danificar os vasos sanguíneos e os nervos, levando a uma série de complicações graves, incluindo:
*
Doenças cardíacas e derrames: O diabetes tipo 2 aumenta o risco de doenças cardíacas, como doença arterial coronariana e ataques cardíacos, e acidente vascular cerebral em duas a quatro vezes. Isso ocorre porque níveis elevados de açúcar no sangue podem danificar os vasos sanguíneos, tornando-os mais propensos a ficarem bloqueados ou estreitados.
*
Doença renal: O diabetes tipo 2 é a principal causa de insuficiência renal. Níveis elevados de açúcar no sangue podem danificar os vasos sanguíneos dos rins, o que pode causar danos e insuficiência renal.
*
Cegueira: O diabetes tipo 2 é a principal causa de cegueira em adultos. Níveis elevados de açúcar no sangue podem danificar os vasos sanguíneos da retina, o tecido sensível à luz na parte posterior do olho, o que pode levar à cegueira.
*
Danos nos nervos (neuropatia): O diabetes tipo 2 pode danificar os nervos, o que pode causar dormência, formigamento, dor e fraqueza nas mãos, pés e pernas. Danos nos nervos também podem afetar a digestão, a frequência cardíaca e a pressão arterial.
*
Problemas nos pés: O diabetes tipo 2 pode causar problemas nos pés, como infecções, úlceras e danos nos nervos. Problemas nos pés podem ser graves e podem até levar à amputação.
*
Problemas de pele: O diabetes tipo 2 pode causar problemas de pele, como infecções, coceira e ressecamento. Problemas de pele podem ser um sinal de danos nos nervos ou má circulação.
*
Doença gengival: O diabetes tipo 2 pode aumentar o risco de doenças gengivais, uma infecção bacteriana das gengivas que pode levar à perda de dentes. A doença gengival é um sinal de mau controle do açúcar no sangue.
*
Problemas sexuais: O diabetes tipo 2 pode causar problemas sexuais em homens e mulheres, como disfunção erétil (DE) em homens e secura vaginal em mulheres. Problemas sexuais podem ser um sinal de danos nos nervos ou fluxo sanguíneo deficiente.
*
Amputações: Quando o diabetes não é tratado a tempo ou quando os tratamentos não são bem administrados, isso pode fazer com que algumas partes do corpo não recebam o sangue e o oxigênio de que necessitam. Isso também pode resultar em úlceras e infecções que não cicatrizam. Em casos tão graves, a amputação pode ser necessária.