casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | diabetes
Sintomas em gatos mais velhos com possível diabetes?
Alguns sinais e sintomas comuns de diabetes em gatos mais velhos incluem:
-
Aumento da sede e micção: À medida que os níveis de açúcar no sangue aumentam, os rins tentam eliminar o excesso de glicose através da urina, levando à micção frequente. Isso, por sua vez, causa aumento da sede à medida que o gato tenta repor os líquidos perdidos.
-
Perda de peso: Apesar de terem um apetite aumentado, os gatos com diabetes podem começar a perder peso. Isso ocorre porque eles não conseguem utilizar efetivamente os nutrientes da alimentação devido à falta de insulina.
-
Apetite aumentado: Alguns gatos diabéticos podem comer com mais frequência e em maiores quantidades, apesar de perderem peso. Isso se deve aos níveis elevados de açúcar no sangue, que podem fazer com que o gato sinta mais fome do que o normal.
-
Mau estado do casaco: A pelagem do gato pode ficar opaca, seca e despenteada. Isso é resultado da desidratação e deficiências nutricionais causadas pelo diabetes.
-
Letargia e fraqueza: À medida que as células do corpo ficam privadas de glicose, os gatos podem começar a sentir-se fracos e letárgicos. Isto é especialmente perceptível durante estágios avançados de diabetes.
-
Vômitos e diarreia: Esses sintomas podem ocorrer como resultado de desequilíbrios eletrolíticos causados pelo diabetes.
-
Visão turva: Níveis elevados de açúcar no sangue podem causar catarata e outras doenças oculares, causando problemas de visão em gatos mais velhos.