casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | diabetes

Todos apresentam os mesmos sintomas de diabetes?

Não, nem todos apresentam os mesmos sintomas de diabetes. Algumas pessoas podem apresentar sintomas leves ou nenhum sintoma, enquanto outras podem apresentar sintomas graves que requerem atenção médica. Os sintomas do diabetes podem variar dependendo do tipo de diabetes (tipo 1 ou tipo 2), bem como da gravidade da doença.

Diabetes tipo 1 geralmente é diagnosticado em crianças e adultos jovens e é causado pelo ataque e destruição do sistema imunológico do corpo pelas células do pâncreas que produzem insulina. A insulina é um hormônio que ajuda a glicose (açúcar) a passar do sangue para as células para obter energia. Sem insulina, os níveis de açúcar no sangue aumentam, levando aos sintomas do diabetes. Os sintomas do diabetes tipo 1 podem desenvolver-se repentinamente e podem incluir:

- Sede extrema
- Micção frequente
- Aumento da fome
- Perda de peso
- Fadiga
- Visão turva
- Formigamento ou dormência nas mãos ou pés

Diabetes tipo 2 geralmente é diagnosticado em adultos com mais de 40 anos, embora também possa ocorrer em pessoas mais jovens. A diabetes tipo 2 é causada por uma combinação de factores, incluindo a resistência à insulina (quando as células não respondem normalmente à insulina) e uma diminuição na produção de insulina pelo pâncreas. Os sintomas do diabetes tipo 2 podem desenvolver-se gradualmente ao longo do tempo e podem incluir:

- Micção frequente
- Aumento da sede
- Aumento da fome
- Perda de peso
- Fadiga
- Visão turva
- Formigamento ou dormência nas mãos ou pés
- Feridas de cicatrização lenta
- Infecções frequentes

Diabetes gestacional é um tipo de diabetes que se desenvolve durante a gravidez em mulheres que nunca tiveram diabetes antes. Os sintomas do diabetes gestacional são semelhantes aos do diabetes tipo 2 e podem incluir:

- Aumento da sede
- Micção frequente
- Aumento da fome
- Perda de peso
- Fadiga
- Visão turva

Se você estiver apresentando algum desses sintomas, é importante consultar um médico para obter um diagnóstico e plano de tratamento.