casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | diabetes

Existe conexão entre diabetes e crises intensas de suor?

Diaforese , ou suor excessivo, pode ser um sintoma de diabetes, principalmente quando ocorre durante a noite ou sem causa óbvia. Em pessoas com diabetes, níveis elevados de açúcar no sangue podem danificar os nervos que controlam a transpiração, levando a padrões anormais de transpiração.

- Neuropatia diabética: Danos aos nervos que controlam as glândulas sudoríparas podem causar transpiração excessiva ou, em alguns casos, diminuição da transpiração.
- Hipoglicemia: Níveis baixos de açúcar no sangue também podem provocar suor, pois o corpo libera hormônios como a epinefrina (adrenalina) para restaurar os níveis de glicose.
- Infecções: Pessoas com diabetes são mais suscetíveis a infecções, e algumas infecções, como infecções do trato urinário ou pneumonia, podem causar sudorese intensa.
- Medicamentos: Certos medicamentos usados ​​para tratar diabetes, como a insulina, podem causar suor como efeito colateral.
- Condições subjacentes: Em alguns casos, a transpiração excessiva pode ser um sinal de uma condição médica subjacente não relacionada ao diabetes, como hipertireoidismo ou certos tipos de câncer.

É importante que os indivíduos com diabetes que apresentam suor intenso, especialmente se for acompanhado de outros sintomas, consultem o médico para avaliação e tratamento adequado.