casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | diabetes

Como é confirmado o diagnóstico de diabetes mellitus?

Para o diagnóstico de diabetes mellitus, são utilizados os seguintes critérios:

- Nível de glicose plasmática em jejum (FPG) :Este é o nível de glicose medido no plasma sanguíneo após um jejum noturno de 8 horas. Um nível de glicose plasmática em jejum de 126 mg/dL (7,0 mmol/L) ou superior em duas ocasiões distintas indica diabetes.

- Teste oral de tolerância à glicose (TOTG) :Este teste mede a capacidade do corpo de processar glicose. Após um jejum noturno, uma pessoa bebe uma solução padronizada de glicose e seus níveis de glicose no sangue são medidos em intervalos específicos durante as próximas 2 a 3 horas. O diabetes é diagnosticado se o nível de glicose plasmática em 2 horas for 200 mg/dL (11,1 mmol/L) ou superior.

- Nível aleatório de glicose plasmática :Um nível aleatório de glicose plasmática de 200 mg/dL (11,1 mmol/L) ou superior também é usado para diagnosticar diabetes. Este teste não requer jejum e pode ser feito a qualquer hora do dia.

- Sintomas e sinais de diabetes em conjunto com níveis de glicose plasmática aleatórios, em jejum ou 2 horas pós-carga maiores ou iguais aos valores sugeridos acima :Os sintomas do diabetes, como aumento da sede, micção frequente e perda de peso, também podem estar presentes.

É importante observar que o diabetes é diagnosticado quando qualquer destes critérios são cumpridos em duas ocasiões distintas.