casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | diabetes

o diabetes tipo 2 causa problemas nos dedos dos pés?

Sim , o diabetes tipo 2 pode causar problemas nos dedos dos pés. Pessoas com diabetes têm maior risco de desenvolver úlceras nos pés e outros problemas nos dedos dos pés, como dormência, dor e infecções. Este risco aumentado é devido a uma combinação de fatores:

- Danos nos nervos (neuropatia diabética) :O diabetes pode danificar os nervos dos pés, causando dormência e perda de sensibilidade. Essa perda de sensibilidade pode dificultar a detecção de cortes, bolhas e outras lesões, que podem causar infecções e ulcerações.
- Fluxo sanguíneo deficiente (doença arterial periférica) :O diabetes também pode causar doença arterial periférica, que é um estreitamento das artérias das pernas e pés. Isso pode restringir o fluxo sanguíneo para os pés e dificultar a cicatrização de feridas.
- Níveis elevados de açúcar no sangue :Níveis elevados de açúcar no sangue podem danificar os vasos sanguíneos e os nervos dos pés, tornando-os mais suscetíveis a infecções e ulcerações.

Úlceras nos pés são uma complicação grave do diabetes e podem causar infecção, amputação e até morte. Pessoas com diabetes devem estar atentas aos cuidados com os pés e consultar um médico imediatamente se desenvolverem algum problema nos pés, como:

- Cortes, bolhas ou feridas que não cicatrizam
- Dormência, dor ou formigamento nos pés
- Inchaço nos pés
- Mudanças na cor ou temperatura dos pés
- Dificuldade para andar ou ficar em pé

Ao cuidar dos pés e controlar os níveis de açúcar no sangue, você pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver problemas nos dedos dos pés e outras complicações do diabetes.