casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | diabetes
Como as bactérias podem ser usadas para ajudar pessoas diabéticas?
Tratamentos para diabetes baseados em bactérias -
Probióticos orais: Foi demonstrado que certas cepas de bactérias, como Lactobacillus e Bifidobacterium, melhoram a sensibilidade à insulina e reduzem os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2. Acredita-se que esses probióticos atuem alterando a composição da microbiota intestinal e produzindo ácidos graxos de cadeia curta (SCFAs) que têm efeitos benéficos no metabolismo da glicose.
-
Transplante de microbiota fecal (FMT): FMT é um procedimento no qual matéria fecal de um doador saudável é transplantada para o cólon de uma pessoa com diabetes. Foi demonstrado que este procedimento melhora a sensibilidade à insulina e reduz os níveis de açúcar no sangue em algumas pessoas com diabetes tipo 2. Os mecanismos exatos pelos quais o FMT funciona não são totalmente compreendidos, mas pensa-se que as bactérias transplantadas alteram a microbiota intestinal de uma forma que melhora o metabolismo da glicose.
-
Bactérias geneticamente modificadas: Os pesquisadores também estão investigando o uso potencial de bactérias geneticamente modificadas para tratar o diabetes. Essas bactérias poderiam ser projetadas para produzir insulina ou outros hormônios envolvidos no metabolismo da glicose. Eles também poderiam ser projetados para atingir enzimas ou vias específicas envolvidas no desenvolvimento do diabetes.
-
Vacinas contra diabetes: Alguns investigadores estão a explorar a possibilidade de desenvolver vacinas que tenham como alvo bactérias específicas que se pensa contribuírem para o desenvolvimento da diabetes. Estas vacinas podem ajudar a prevenir ou retardar o aparecimento da diabetes, reduzindo os níveis destas bactérias nocivas no intestino.
As bactérias são uma ferramenta promissora para o tratamento e prevenção do diabetes. Ao manipular a microbiota intestinal, pode ser possível melhorar a sensibilidade à insulina, reduzir os níveis de açúcar no sangue e prevenir o desenvolvimento de complicações relacionadas com a diabetes.