casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | diabetes
O que o diabetes faz ao seu corpo
1. Hiperglicemia O diabetes é caracterizado por níveis elevados de açúcar no sangue ou hiperglicemia. Isso ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente ou não a utiliza adequadamente. A insulina é um hormônio que ajuda a glicose, ou açúcar, a passar do sangue para as células em busca de energia.
Quando os níveis de açúcar no sangue estão muito altos, pode danificar os vasos sanguíneos e os nervos por todo o corpo. Esse dano pode levar a uma variedade de complicações, incluindo:
*
Doenças cardiovasculares: O diabetes aumenta o risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e doença arterial periférica.
*
Doença renal: O diabetes pode danificar os rins, levando à insuficiência renal.
*
Neuropatia: O diabetes pode danificar os nervos, causando dor, dormência e formigamento nas mãos, pés e pernas.
*
Retinopatia: O diabetes pode danificar os vasos sanguíneos da retina, levando à cegueira.
*
Problemas nos pés: O diabetes pode causar danos aos nervos e má circulação nos pés, causando infecções, úlceras e amputações.
2. Hipoglicemia A hipoglicemia, ou baixo nível de açúcar no sangue, é outra complicação potencial do diabetes. Isso ocorre quando o nível de açúcar no sangue cai muito, geralmente como resultado de tomar muita insulina ou de não comer o suficiente.
Os sintomas de hipoglicemia incluem:
* Tremendo
*Suor
* Fome
* Tontura
* Confusão
* Convulsões
* Coma
Se sentir algum destes sintomas, é importante comer ou beber algo açucarado imediatamente. Se os seus sintomas não melhorarem, você deve procurar atendimento médico.
3. Cetoacidose diabética (CAD) A CAD é uma complicação grave do diabetes que ocorre quando o corpo não tem insulina suficiente para usar a glicose como energia. Isso faz com que o corpo quebre a gordura e os músculos para obter energia, produzindo cetonas. As cetonas são ácidas e podem se acumular no sangue, causando CAD.
Os sintomas da CAD incluem:
* Níveis elevados de açúcar no sangue
* Cetonas na urina
* Náuseas e vômitos
* Dor abdominal
* Falta de ar
* Confusão
* Coma
A CAD é uma emergência médica e requer tratamento imediato. Se sentir algum destes sintomas, você deve procurar atendimento médico imediatamente.
4. Síndrome hiperosmolar hiperglicêmica não cetótica (HHNKS) HHNKS é outra complicação grave do diabetes que ocorre quando o nível de açúcar no sangue está muito alto, mas não há cetonas na urina. Esta condição é frequentemente observada em pessoas com diabetes tipo 2, idosas ou com outras condições médicas.
Os sintomas de HHNKS incluem:
* Níveis elevados de açúcar no sangue
* Desidratação
* Confusão
* Convulsões
* Coma
HHNKS é uma emergência médica e requer tratamento imediato. Se sentir algum destes sintomas, você deve procurar atendimento médico imediatamente.