casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | diabetes

Como funciona a medicação para diabetes tipo 2

Como funciona a medicação para diabetes tipo 2

O diabetes tipo 2 é uma doença crônica que afeta a forma como o corpo transforma os alimentos em energia. A insulina é um hormônio que ajuda a glicose, ou açúcar, a passar do sangue para as células. Com diabetes tipo 2, seu corpo não produz insulina suficiente ou não a utiliza bem. Isso pode fazer com que os níveis de açúcar no sangue fiquem muito altos.

A medicação pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue ao:

* Aumentar a quantidade de insulina que seu corpo produz
* Ajudar seu corpo a usar melhor a insulina
* Retardar a quebra de carboidratos na sua alimentação
* Bloqueando a absorção de carboidratos da comida

Existem muitos tipos diferentes de medicamentos para diabetes. O tipo mais adequado para você dependerá de suas necessidades individuais. Seu médico trabalhará com você para desenvolver um plano de tratamento adequado para você.

Aqui estão alguns tipos comuns de medicamentos para diabetes:

* Metformina (Glucophage):A metformina é uma biguanida que ajuda o corpo a usar melhor a insulina. Também pode retardar a degradação dos carboidratos na alimentação.
* Sulfonilureias :Sulfonilureias, como glipizida (Glucotrol) e glibenclamida (DiaBeta, Glynase PresTab), fazem com que seu corpo libere mais insulina.
* Meglitinidas :Meglitinidas, como repaglinida (Prandin) e nateglinida (Starlix), também fazem com que seu corpo libere mais insulina. Eles atuam rapidamente, por isso geralmente são tomados logo antes das refeições.
* Tiazolidinedionas :Tiazolidinedionas, como pioglitazona (Actos) e rosiglitazona (Avandia), ajudam seu corpo a usar melhor a insulina. Eles também podem retardar a decomposição dos carboidratos na alimentação.
* Inibidores DPP-4 :Os inibidores da DPP-4, como sitagliptina (Januvia), saxagliptina (Onglyza) e linagliptina (Tradjenta), ajudam o corpo a produzir mais insulina e a retardar a degradação dos carboidratos na alimentação.
* Inibidores de SGLT2 :Inibidores de SGLT2, como empagliflozina (Jardiance), canagliflozina (Invokana) e dapagliflozina (Farxiga), bloqueiam a absorção de carboidratos dos alimentos. Eles também fazem com que seu corpo produza mais insulina.
* Agonistas do receptor GLP-1 :Agonistas do receptor GLP-1, como exenatida (Byetta), liraglutida (Victoza), semaglutida (Ozempic) e dulaglutida (Trulicity), imitam os efeitos de um hormônio chamado peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1). O GLP-1 ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, retardando o esvaziamento do estômago, aumentando a produção de insulina e diminuindo a produção de glucagon.

Pode ser necessário tomar medicamentos para controlar os níveis de açúcar no sangue pelo resto da vida. Tomando a medicação prescrita e seguindo as recomendações do seu médico, você pode ajudar a controlar o diabetes tipo 2 e manter os níveis de açúcar no sangue em níveis saudáveis.