casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | diabetes
O que é diabetes tipo 1?
Diabetes tipo 1 é uma condição crônica na qual o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, um hormônio necessário para converter a glicose (açúcar) do sangue em energia. Geralmente se desenvolve em crianças e adultos jovens, mas também pode ocorrer em adultos mais velhos.
O que causa o diabetes tipo 1? A causa exata do diabetes tipo 1 é desconhecida, mas acredita-se que esteja relacionada a uma combinação de fatores genéticos e ambientais. A genética desempenha um papel, mas factores ambientais, como os vírus, podem desencadear o aparecimento da doença em pessoas geneticamente predispostas.
Quais são os sintomas do diabetes tipo 1? Os sintomas comuns do diabetes tipo 1 incluem:
- Aumento da sede
- Micção frequente
- Fome extrema
- Perda de peso inexplicável
- Fadiga
- Visão turva
- Feridas de cicatrização lenta
- Infecções frequentes
Como é diagnosticado o diabetes tipo 1? O diabetes tipo 1 é diagnosticado com base nos sintomas, em um exame físico e em exames de sangue que medem os níveis de açúcar no sangue e anticorpos frequentemente associados à doença.
Como o diabetes tipo 1 é tratado? O tratamento para diabetes tipo 1 envolve a administração diária de insulina, por meio de injeções ou de uma bomba de insulina. Pessoas com diabetes tipo 1 também devem seguir uma dieta saudável, praticar exercícios regularmente e monitorar os níveis de açúcar no sangue.
Quais são os efeitos a longo prazo da diabetes tipo 1? O diabetes tipo 1 pode levar a complicações graves se não for tratado adequadamente, incluindo doenças cardíacas, renais, cegueira e danos nos nervos. No entanto, as pessoas com diabetes tipo 1 podem viver vidas plenas e saudáveis com uma gestão cuidadosa da sua condição.
O diabetes tipo 1 pode ser prevenido? Não há nenhuma maneira conhecida de prevenir o diabetes tipo 1. No entanto, pesquisas estão em andamento para compreender melhor as causas da doença e desenvolver novas estratégias de tratamento.