nefropatia induzida por contraste é definida como um aumento de 25 por cento em relação ao início do nível de creatinina no sangue. . Creatinina , se elevado, indica dano renal
Fatores de Risco
Fixo ( ou não- modificável ) fatores de risco para o desenvolvimento de insuficiência renal depois de um cateterismo cardíaco incluem: idade mais avançada , diabetes , insuficiência renal pré-existente , e transplante de rim. Anemia , desidratação, e medicamentos que afetam os rins constituem alguns dos fatores de risco modificáveis .
Tratamento
Se ocorrer insuficiência renal induzida por contraste , o tratamento de suporte é dado até que a condição seja resolvida. Poucos pacientes necessitam de hemodiálise.
Prevenção /solução
Prevenção de insuficiência renal se concentra em limitar os fatores de risco antes do procedimento . Hidratação intravenosa com soro fisiológico é a intervenção mais amplamente aceito preventiva. Administração de pré- teste do oral, N- acetilcisteína ( Mucomist ) ou infusões de bicarbonato têm produzido resultados promissores, de acordo com a Cleveland Clinic Journal of Medicine.
Aplicação
Um cuidado análise risco-benefício realizada antes cateterismo cardíaco impede alguns casos de insuficiência renal induzida por contraste de ocorrendo.