A diabetes é uma doença em que o organismo não consegue tratar adequadamente a glicose. A produção de insulina é prejudicada, resultando em níveis elevados de açúcar no sangue que podem caso efeitos negativos em muitos órgãos do corpo, incluindo o cérebro.
Tipos
Existem três tipos de diabetes . No tipo 1 , uma pessoa é incapaz de produzir insulina em tudo, e no tipo 2 , o corpo da pessoa é capaz de produzir insulina , mas não usá-lo corretamente . O terceiro tipo , diabetes gestacional, é uma condição temporária que começa no segundo trimestre de gravidez e geralmente desaparece quando o bebê nasce. Todos estes tipos podem afetar o cérebro .
Curto prazo Efeitos
Um estudo da Universidade de Virgínia mostrou que a hiperglicemia em pacientes diabéticos pode abrandar a sua função cerebral e reduzir a sua cognição. Sua habilidade verbal é prejudicada, assim como a capacidade de realizar tarefas simples. A questão resolve-se quando o nível de açúcar no sangue adequada é restaurada.
Efeitos a longo prazo
Um estudo da Universidade de Harvard mostrou que o diabetes pode prejudicar a memória e causar uma perda permanente da função cognitiva ao longo do tempo . Também contribui para o endurecimento das artérias , que pode causar um acidente vascular cerebral que pode destruir a função cerebral.
Prevenção
Muitos dos efeitos de curto e longo prazo da diabetes no cérebro pode ser retardado ou parado quando a doença está devidamente controlado. Isto inclui o monitoramento de açúcar no sangue , levando a medicação adequada , comer uma dieta adequada e exercício regular.