Manter leituras de açúcar no sangue sob controle é o meio mais eficaz de prevenção e tratamento para os sintomas da neuropatia diabética. Manter um estilo de vida saudável , carboidratos e contagem de calorias e ajuda o exercício regular contribuem para uma gestão eficaz de glicose , sem efeitos colaterais adversos. Episódios de hipoglicemia são sempre possíveis com um rígido controle de açúcar no sangue e devem ser tratadas imediatamente.
Analgésicos e aplicações tópicas
Para dor leve a moderada , produtos analgésicos , tais como o ibuprofeno e naproxeno (AINE) podem ser comprados ao balcão, enquanto os produtos entorpecentes como oxicodona e tramadol exigem receita médica. O uso a longo prazo de NSAIDs pode inibir a função renal e criar problemas gastrointestinais . Usando narcóticos provoca sedação e tonturas , criando um risco de queda. A constipação também é um efeito colateral do uso de narcóticos . As aplicações tópicas incluem cremes capsaicina e patches de lidocaína , com vermelhidão no local o único efeito colateral relatado .
Anticonvulsivantes
eficaz alívio da dor leve a moderada também ocorreu com anti -apreensão medicamentos como Neurontin , Lyrica , e Tegretol . Os efeitos colaterais desses medicamentos incluem dor de cabeça , sonolência, tontura e sensação de desmaio .
Antidepressivos
tricíclicos antidepressivos como a amitriptilina, Pamelor , Norpramin e Tofranil estão disponíveis para os sintomas de dor leve a moderada , mas com inúmeros efeitos colaterais . Paxil e Prozac , inibidores da recaptação da serotonina (SSRIs) , oferecem menos efeitos colaterais e menos alívio da dor. No entanto, uma nova classe de antidepressivos, inibidores da recaptação da serotonina e noradrenalina ( IRSNs ) , está disponível , que oferece alívio da dor eficaz com efeitos colaterais mínimos.
Nonpharmacologic
Várias opções estão disponíveis usando terapias não-farmacológicas , sem efeitos colaterais adversos relatados . De acordo com a medicina moderna , 80 por cento dos pacientes tratados com estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) reduziu os sintomas de dor . Redução significativa da dor também foi relatada em estudos utilizando estimulação elétrica nervosa percutânea ( PENS ) e estimulação da medula espinhal. Outros tratamentos não farmacológicos de sucesso, incluindo biofeedback , acupuntura, hipnose e técnicas de relaxamento .
Tratamentos futuros
Com a investigação em curso sobre a neuropatia diabética dolorosa , os avanços nas terapias de tratamento estão começando a mostrar prometo. Estudos mostram uma forma intravenosa de ácido alfa- lipóico (ALA) é eficaz na redução da dor , bem como spray dinitrato de isossorbida . Nenhuma das drogas está atualmente disponível nos formulários utilizados no estudo, mas com pesquisa continuada e testes bem-sucedidos , estas drogas , e possivelmente outros, serão disponibilizados para aliviar os sintomas da neuropatia diabética dolorosa.