menopausa marca um período de instabilidade hormonal na vida de uma mulher. Estas alterações hormonais são uma parte normal do processo de envelhecimento , como capacidade reprodutiva do corpo chegar a um fim . O estrogênio , progesterona e testosterona são os hormônios mais afetadas . Estas alterações impactar o equilíbrio global metabólico do corpo , assim como a capacidade do corpo para regular e metabolizar o açúcar , ou glicose . Como este tempo de vida pode durar de quatro a seis anos , dependendo do indivíduo , a cada ano que passa pode perturbar ainda mais a capacidade do organismo de metabolizar a glicose.
A glicose é uma fonte de energia principal para o corpo . O metabolismo da glicose é uma atividade celular fundamental que acontece dentro de todas as células do corpo . Açúcar move sobre no corpo através da corrente sanguínea e é transportada para as células por uma hormona chamada insulina . A insulina funciona para metabolizar a glicose no sangue em uma forma que pode ser recebido por células . Cada célula tem se especializado receptores que são sensíveis à insulina. Sem insulina , as células seriam incapazes de receber os níveis de glicose e de açúcar no sangue subiria . As alterações hormonais que ocorrem na menopausa pode alterar a sensibilidade de uma célula à insulina e tornar mais difícil para que a glicose entre células do corpo.
desequilíbrios hormonais na menopausa normalmente vêm na forma de diminuição dos níveis de estrogênio e aumento dos níveis de testosterona. Esta mudança nos níveis de estrogênio está associada com resistência à insulina durante a menopausa. O estrogênio desempenha um papel activo na regulação da sensibilidade do corpo à insulina. Como resultado , as células do corpo começa a rejeitar ou resistir aos níveis disponíveis de glicose no sangue . Em alguns casos , o corpo irá tentar compensar esta falta de sensibilidade despejando mais insulina na corrente sanguínea. Contudo, os baixos níveis de estrogénio continua a prejudicar a respostas celulares , bem como a capacidade do fígado para eliminar o excesso de insulina . Para algumas mulheres, os níveis de estrogênio pode cair , enquanto os níveis de progesterona permanecem inalterados. Como estes dois hormônios trabalhar para equilibrar um ao outro , os níveis de progesterona desmarcada pode agravar ainda mais as condições de resistência à insulina.
hábitos alimentares e exercício físico regular pode ajudar a reduzir o efeitos das mudanças hormonais no corpo . Rotinas de exercícios regulares trabalhar para fortalecer os processos normais do corpo e promover o equilíbrio metabólico. Dietas que incorporam alimentos não processados e não refinados , como grãos , frutas, legumes e grãos integrais também pode ajudar a equilibrar os níveis de hormônio e metabólicas. Alimentos não processados contêm compostos de plantas naturais chamados fitoquímicos. Certos fitoquímicos pode efectivamente mimetizar o papel do estrogénio no corpo . Com efeito , estes produtos químicos podem ajudar a combater o desenvolvimento de condições de resistência de glicose. Os alimentos que contêm cafeína, açúcar, álcool e gorduras piorar a capacidade do organismo de metabolizar a glicose.
Metabólica Desequilíbrio
Glucose Metabolism
Resistência à insulina
Prevenção