casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | diabetes

Glucophage XR Efeitos Colaterais

Glucophage XR é um medicamento de prescrição mais comumente usado para tratar diabetes tipo 2. Isso ajuda a produção de açúcar diminuição no fígado e é absorvido nos intestinos , o que ajuda a controlar os diabéticos seu nível de glicose no sangue . Glucophage é um medicamento de marca; o equivalente genérico é o cloridrato de metformina . É um comprimido de libertação prolongada que é projetado para funcionar durante um longo período de tempo. Não graves efeitos colaterais

Algumas pessoas que tomam Glucophage XR podem experimentar os seguintes efeitos colaterais da droga : diarreia, náuseas, vómitos, indigestão, gases, dores de estômago, dores de cabeça e um gosto metálico na boca . Estes efeitos secundários não são graves e não são motivo de preocupação. No entanto, se eles se tornam incómodos , você deve comunicá-los ao seu médico.

Efeitos secundários graves

Em casos raros , as pessoas que tomam Glucophage XR pode experimentar um lado mais sério efeito que pode indicar um problema que requer atenção médica. Se você sentir algum dos seguintes efeitos, pare de tomar o medicamento e contacte o seu médico imediatamente: respiração rápida ou dificuldade em respirar , dor no peito , um batimento cardíaco lento ou irregular , febre ou calafrios, dor de garganta persistente , dor muscular ou fraqueza, e um general sensação de mal-estar .
acidose láctica

Em casos muito raros , Glucophage XR pode causar uma condição grave e potencialmente com risco de vida , denominada acidose láctica . A condição se desenvolve mais comumente em pessoas que têm problemas de rins ou de fígado ou insuficiência cardíaca , juntamente com diabetes. Os sintomas de acidose láctica incluem dor muscular ou fraqueza, tonturas ou vertigens , fadiga e desconforto estomacal incomum. Se sentir algum destes sintomas , contacte o seu médico imediatamente.

Os idosos correm mais risco de desenvolver acidose láctica , por isso Glucophage XR não deve ser tomado por pessoas com mais de 80 anos. Se você tiver uma condição que coloca você em maior risco da doença, o seu médico pode pedir exames laboratoriais regulares para ter certeza de que acidose láctica não está se desenvolvendo.