células beta do pâncreas produzir e liberar um hormônio chamado insulina, que é essencial, especialmente para o metabolismo dos hidratos de carbono ea regulação dos níveis de glicose no sangue ( açúcar no sangue) . Outro hormônio , chamado de C- peptídeo , é liberado na corrente sanguínea durante a produção de insulina em células beta do pâncreas , dando resistência contra a neuropatia e outras doenças do sistema nervoso .
Estrutura
células beta pancreáticas são anatomicamente e funcionalmente diferente de tecido endócrino do pâncreas (ao contrário de células beta , o tecido do pâncreas endócrino secreta enzimas pancreáticas ) , e que produzem insulina e glucagon. O número de células beta pancreáticas varia de centenas de milhares de células . Seu peso total é de apenas 1 a 2 g, e eles representam apenas 1 a 2 por cento da massa total do pâncreas .
Características
A grupos de células beta pancreáticas são fechados por vários tipos de células , tais como células alfa que segregam o glucagon ( uma hormona cuja função é oposta à insulina , que ajuda a aumentar o nível de açúcar no sangue no sangue ) , células delta que segregam somatostatina ( uma neurohormona que inibe a secreção de insulina ) e as células PP que segregam o polipéptido pancreático . Todas essas células são conectadas entre si através de espaços extracelulares e junções para que eles possam enviar produtos celulares entre eles.
Identificação
células beta pancreáticas falta de uniformidade em tamanho . Os diâmetros das células beta menor e maior são 50 e 300 micrômetros , respectivamente.
Função
células beta do pâncreas não simultaneamente produzir e liberar insulina no sangue. Sob a condição de elevado nível de glucose , a insulina é armazenada libertados , a fim de restaurar o nível normal de glicose no sangue . Células beta pancreáticas liberta também a amilina , que é um componente hormonal do pâncreas . A função de amilina, ou ilhota polipeptídeo amilóide ( IAPP ) , é a regulação do efeito de diferentes alimentos sobre os níveis de açúcar no sangue.