Cumprindo muito ou pouca insulina para o paciente diabético pode resultar em hipoglicemia ou hiperglicemia. Embora ambos são associados com dor de cabeça, tontura e coma , o perigo dessas ocorrências pode ser diminuída se o usuário da bomba de insulina tem formação adequada.
Bomba Manutenção
Se uma bomba de insulina não é mantido adequadamente, a bomba poderia levar a distribuição imprópria de insulina . Verificar a bomba frequentemente para o desgaste vai ajudar a manter a ocorrência de perigos de um mau funcionamento da bomba a um mínimo.
Ganho de Peso
Se um lanche ou refeição é algo que o diabético normalmente não comer devido ao alto teor de carboidratos ou teor de açúcar , a insulina livrou da bomba pode ser ajustado para permitir o consumo desses alimentos . Alguns diabéticos comer como se não é diabético, resultando em ganho de peso.
Infecção
Se um site cânula não é alterado com freqüência suficiente , uma infecção pode se desenvolver. Diabéticos tradicionalmente têm dificuldade em se recuperar de qualquer tipo de infecção, o que agrava o risco de infecção.
Bomba Tamanho e Função
Para usar corretamente uma bomba de insulina , o diabético deve ser capaz de ver a tela da bomba, ouvir os alarmes de bomba e manipular os botões. A maioria das bombas de insulina fabricados hoje são pequenos para apelar às massas e não ficar no caminho das atividades diárias . Isto pode representar um perigo para aqueles que não podem ver ou ouvir bem ou que perderam a destreza manual na medida em que não será capaz de usar adequadamente a bomba de insulina .