A complicação mais comum a partir de canetas de insulina é a hipoglicemia , ou açúcar no sangue , que é o resultado do uso de uma caneta para injetar mais insulina do que o necessário e /ou não comer a quantidade total de carboidratos que foram antecipados ao calcular a dose de insulina . Deixar de marcar a dosagem correta em sua caneta de insulina pode levar à entrega de insulina demais ou muito pouco.
Hiperglicemia
Uma caneta de insulina com um cartucho com goteiras, uma agulha bloqueado ou um dial configurado incorretamente pode resultar em menos insulina a ser administrada do que o esperado , resultando em hiperglicemia ( ou açúcar no sangue) . Mudar para uma caneta de insulina diferente ou uma agulha de insulina regular , se você está enfrentando hiperglicemia inexplicável e suspeitam sua caneta de insulina podem estar com defeito.
Reacções alérgicas
Alguns usuários de caneta de insulina experimentar reações alérgicas no local da injecção , que variam em gravidade, desde uma leve erupção a uma situação de risco de vida.
Transmissão de Doença de agulhas compartilhadas
Nunca share sua caneta de insulina com outra pessoa. Doenças transmissíveis pelo sangue , como AIDS pode ser transmitida através da caneta de insulina agulhas o mesmo que com qualquer outro tipo de agulha. O risco pode aumentar com uma caneta de insulina , porque eles são projetados para serem reutilizados, enquanto a maioria das seringas de insulina são descartados após uma única utilização .
Infecção
Insulina canetas são projetados com agulhas descartáveis, de uso único , juntamente com um cartucho de insulina pré-cheia. Utilize sempre uma agulha nova e estéril para cada injeção e limpe o local com um algodão embebido em álcool antes de injetar . Reutilizar a mesma agulha para injeções múltiplas aumenta a chance de infecção.