A terapia é baseada no conceito de que o corpo tem seu próprio sistema bioelétrica . A teoria de que a cicatrização de feridas pode ser afetada por uma corrente elétrica devidamente aplicada. Esta terapia tem a intenção de promover a cura , aumentando a secreção celular , alterando a permeabilidade da membrana celular , atraindo células de reparo e orientar a estrutura da célula .
Duração dos tratamentos
Os primeiros estudos de terapia bioelétrica indicou a necessidade de 20 a 40 horas de tratamento por semana . Estudos posteriores indicam 45 a 60 minutos tratamentos de 5 a 7 vezes por semana durante um período de 9,5 semanas . A lógica por trás da mudança na duração foi baseado em um tipo diferente de corrente elétrica que foi aplicado aos pacientes.
Migração celular
Além bioelétrica terapia , a pesquisa está sendo conduzida na presença eo significado dos sinais elétricos presentes no corpo . Investigação em sinais eléctricos próprios do corpo indica que os sinais directos de células migram para feridas de modo a promover o processo de cura . Dispositivos suficientemente sensível para detectar essas atividades estão sendo desenvolvidas.