Limpe a agulha antes de esterilizá-la . Solo, de sangue seco e outros contaminantes podem interferir com o processo de esterilização . Certifique-se de corpo e ponta da agulha estão livres de quaisquer objetos estranhos e lavar a agulha limpa . Lembre-se que apenas a limpeza de uma agulha não torná-lo estéril.
2
Esterilizar suas agulhas usando uma autoclave , que é o melhor método para a esterilização. Um autoclave usa vapor extremamente quente em altas pressões para matar agentes infecciosos. Se você estiver indo para ser esterilizar objetos repetidamente , uma autoclave é uma obrigação. Cada tipo de autoclave terá suas próprias instruções, mas todos envolvem colocando os itens a serem esterilizados em uma câmara de pressão e ativando o ciclo de vapor.
3
Desinfetar agulhas com água sanitária. Se você não tiver acesso a uma autoclave , este é o melhor método para a esterilização de agulhas . No entanto , isso nem sempre é eficaz contra alguns agentes patogénicos , em especial HIV . Para uma agulha cirúrgica , limpe o comprimento da agulha com um cotonete embebido em água sanitária, em seguida, lavar a agulha com água. Para agulhas hipodérmicas , encha o barril e agulha completamente com água sanitária e deixe-o por 30 segundos. Repita esse processo várias vezes. Pincelar a agulha como acima . Lavar a agulha cuidadosamente após a desinfecção .
4
Mergulhe agulhas em água fervente. Se você não tem nem um autoclave nem lixívia , você pode reduzir o risco de infecção por submersão agulhas em água fervente por 30 minutos a uma hora. Este método é menos confiável do que a água sanitária e deve ser usado apenas quando outros métodos de esterilização não estão disponíveis.