O uso mais básico de um glicosímetro é verificar o nível de açúcar no sangue circulante de um indivíduo. Isto é feito através da obtenção de uma pequena gota de sangue , geralmente por punção um dedo com uma lanceta . Alguns glicosímetros mais recentes também permitem que as amostras de sangue a ser obtido a partir de locais de teste " alternativos", como o antebraço , o que é menos dolorosa. O sangue é colocado sobre uma tira de teste descartável a qual foi previamente inserida no glucometer . Após o processamento da amostra de sangue , o glicosímetro irá exibir o nível de glicose no sangue do paciente .
Função Dados Históricos
glicosímetros modernos empregam uma função de memória que permite o teste resultados de muitos testes anteriores para serem armazenados e recuperados . A função de memória é importante, pois permite que os pacientes para monitorar a si mesmos e descobrir tendências e padrões que podem estar causando problemas - ou diagnosticar efeitos colaterais que foram previamente pensado para ser relacionado com os níveis de glicose no sangue. Além de manter o histórico dos resultados dos testes , muitos glicosímetros também exibirá a leitura média de glicose para os últimos resultados do teste.
De Transferência de Dados
histórico dados , enquanto útil para o paciente é ainda mais valiosa para os médicos . Glicosímetros mais sofisticados pode armazenar até mesmo longos períodos de dados de teste , para cima de um ano. Glicosímetros modelos mais caros também podem ter a capacidade de baixar esses dados para um computador via infravermelho ou cabo. Estes dados de teste histórico , juntamente com a data ea hora de cada teste , pode ser determinado para o médico de um paciente . O médico pode, então, identificar padrões biológicos e variações que podem ter passado despercebidos de outra forma durante suas breves visitas ao consultório .
Futuros Glucómetros
no futuro, glicosímetros tradicionais podem ser substituídas com CGMS ou sistemas de monitorização contínua da glicose . Estes pequenos dispositivos será colocado por debaixo da pele e constantemente monitorizar os níveis de glucose do paciente . Eles vão transmitir esses dados para um receptor usado em uma pulseira, relógio de pulso, ou dispositivo de pager -como a cada poucos minutos . A vantagem deste sistema é que o usuário pode definir alarmes que alerta o usuário quando os níveis de glicose alta ou baixa são violadas , permitindo ao usuário a tomar medidas antes que os sintomas são ainda presente.