casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | depressão
O que está envolvido em um teste de rastreamento de depressão?
Um teste de triagem de depressão normalmente envolve uma série de perguntas que avaliam vários sintomas de depressão. Essas perguntas podem abranger uma variedade de áreas, incluindo:
1. Humor: Perguntas sobre sentimentos de tristeza, desesperança ou perda de interesse em atividades que antes eram agradáveis.
2. Anedonia :Perguntas sobre dificuldade de sentir prazer ou encontrar alegria nas atividades.
3. Mudanças no apetite ou no sono :Perguntas sobre alterações no apetite ou no peso, bem como dificuldades para adormecer, permanecer dormindo ou dormir demais.
4. Sintomas físicos :Perguntas sobre fadiga, falta de energia ou dores no corpo que não são causadas por condições médicas.
5. Dificuldades de concentração ou tomada de decisões :Perguntas sobre a capacidade de focar, tomar decisões ou lembrar de coisas.
6. Pensamentos suicidas :Perguntas sobre pensamentos de automutilação ou suicídio.
7. Afastamento de atividades ou relacionamentos sociais :Perguntas sobre como evitar interações sociais, perda de interesse em passar tempo com entes queridos ou sentir-se isolado.
As perguntas específicas e o formato de um teste de rastreio de depressão podem variar dependendo do contexto em que é utilizado. Esses testes são frequentemente padronizados e desenvolvidos por profissionais de saúde mental com base em critérios diagnósticos estabelecidos para depressão.
Os resultados de um teste de triagem de depressão ajudam a identificar indivíduos que podem estar apresentando sintomas de depressão e garantem uma avaliação mais aprofundada por um profissional de saúde mental. Com base nos resultados da triagem, uma avaliação abrangente ou uma avaliação diagnóstica adicional pode ser realizada para determinar a presença ou ausência de um transtorno depressivo e fornecer recomendações de tratamento adequadas.