casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | depressão

Como um psicólogo que pratica terapia cognitiva tenta ajudar um paciente que sofre de transtorno depressivo maior?

Um psicólogo que pratica terapia cognitiva visa ajudar pacientes que sofrem de transtorno depressivo maior (TDM), mudando a maneira como eles pensam sobre si mesmos, o mundo e o futuro. A terapia cognitiva baseia-se na ideia de que nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos estão interligados e que padrões de pensamento negativos podem contribuir para a depressão.

Na terapia cognitiva para TDM, o terapeuta ajuda o paciente a identificar e desafiar esses padrões de pensamento negativo. Isso pode envolver:

- Identificar pensamentos automáticos negativos (NATs) :NATs são os pensamentos negativos que surgem em nossas cabeças sem que percebamos. Muitas vezes são distorcidas ou irrealistas, mas podemos confundi-las com a verdade. Por exemplo, alguém com depressão pode ter o NAT “Sou um fracasso” toda vez que comete um erro.
- NATs desafiadores :Uma vez identificados os NATs, o terapeuta pode ajudar o paciente a desafiá-los. Isto envolve procurar provas que apoiem ou refutem os NAT e considerar explicações alternativas para os acontecimentos. Por exemplo, o paciente pode perceber que não é um fracasso só porque cometeu um erro e que todos cometem erros.
- Desenvolver padrões de pensamento mais úteis :Uma vez desafiados os NATs, o terapeuta pode ajudar o paciente a desenvolver padrões de pensamento mais úteis. Isso envolve aprender como identificar e substituir pensamentos negativos por outros mais realistas e positivos. Por exemplo, o paciente pode aprender a substituir o NAT “Sou um fracasso” pelo pensamento mais útil “Cometi um erro, mas isso não faz de mim um fracasso”.

A terapia cognitiva pode ajudar pacientes com TDM a:

- Reduza seus padrões de pensamento negativo
- Melhorar seu humor
- Aumentar seus níveis de energia
- Melhorar o sono
- Aumentar sua concentração e atenção
- Melhorar seu funcionamento social
- Reduza o risco de recaída

A terapia cognitiva é um tratamento bem estabelecido para o TDM e é eficaz para muitas pessoas. Normalmente é fornecido individualmente ou em grupo e pode durar vários meses.